
Rastreabilidade na moda: por que o algodão brasileiro se destaca
Descubra como a rastreabilidade do algodão brasileiro garante transparência, sustentabilidade e qualidade na moda, com 83% da produção certificada e presença em grandes marcas.
Com a abordagem certa, a moda pode se consolidar como um motor de transformações positivas. Nesse cenário, a rastreabilidade surge como um ponto de virada, permitindo que marcas e consumidores saibam exatamente de onde vem a matéria-prima de suas roupas.
Em um momento em que plataformas como Shein, Shopee, Temu e TikTok Shop ganham espaço e as fibras sintéticas disputam mercado com o apelo de preços mais baixos, mas sem compromisso ambiental nem com a qualidade, a rastreabilidade da cadeia têxtil se apresenta como um passo para o consumo mais consciente.
Foi nesse contexto que, em 2021, a Abrapa lançou o SouABR, unindo a credibilidade do movimento Sou de Algodão com a rastreabilidade da cadeia de custódia do algodão brasileiro. A primeira coleção 100% rastreável nasceu em parceria com a Reserva, com uma linha de camisetas. Em 2022, a Renner lançou uma coleção de jeans rastreável.
Desde então, o número de marcas só cresce. Hoje, é possível encontrar peças com a tag do SouABR em grandes varejistas como C&A, Calvin Klein, Dudalina, Individual e Almagrino. Além delas, a gigante Döhler, de cama, mesa e banho, lançou a primeira toalha rastreável do Brasil e conquistou o prêmio Campeãs da Inovação , do Grupo Amanhã, e também o 31º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais longevos do País.
Dessa forma, a experiência do consumidor também ficou mais clara e confiável: por meio de um QR Code na etiqueta, é possível acompanhar toda a trajetória do algodão usado na peça. Tudo isso é possível graças a uma tecnologia chamada blockchain, um registro digital seguro que documenta cada etapa da produção da fibra, da fazenda até o varejo.
Cada informação registrada é imutável, garantindo transparência e confiança tanto para as marcas quanto para os consumidores que querem saber exatamente de onde vem o que compram e a qualidade do produto.
Entenda o ABR, início de todo o projeto de rastreabilidade
Criado pela Abrapa em 2012, o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é hoje a principal certificação socioambiental do setor. Ele reúne práticas que garantem uma produção mais sustentável, cuidando de aspectos como gestão de pessoas, uso consciente de recursos e preservação ambiental.
As fazendas participantes passam por auditorias e, ao comprovar o cumprimento dos requisitos, recebem o selo ABR. A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). Desde 2013, o ABR também atua em parceria com a Better Cotton, licenciamento concedido pela iniciativa global de sustentabilidade para o algodão, que visa melhorar o impacto social, ambiental e econômico da produção.
E os números reforçam essa importância: na safra 2023/24:
- 3,04 milhões de toneladas de algodão brasileiro foram certificadas pelo ABR, o que representa mais de 80%
- da produção nacional.
- O Brasil se mantém líder no licenciamento da Better Cotton, contribuindo com 48% do algodão certificado globalmente.
- A certificação ABR conta com oito critérios, que garantem desde a proteção ambiental e o cumprimento de leis trabalhistas até a eficiência econômica da produção.
Impacto da rastreabilidade na moda
O SouABR também comemora avanços recentes: em 2024, encerrou o ano com o marco de 190 mil peças rastreadas distribuídas por marcas como Almagrino, C&A, Calvin Klein, Döhler e Individual. Esse dado reforça o crescimento constante da iniciativa e mostra que cada vez mais marcas estão investindo em práticas responsáveis.
Embora a rastreabilidade completa seja desafiadora diante da complexidade da cadeia de suprimentos, sua adoção traz benefícios claros: permite identificar falhas, assegurar a qualidade do produto e oferecer transparência sobre práticas sociais e ambientais. Para o consumidor, isso significa a certeza de adquirir peças feitas com responsabilidade, com matéria-prima natural, 100% brasileira, com produção longe da exploração, do trabalho infantil e com respeito ao meio ambiente.
No algodão, ao costurar inovação com responsabilidade, fica claro que moda e impacto positivo podem andar lado a lado.
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