Loading...

blog / 8 plataformas que promovem inclusão e diversidade no mercado de trabalho

| 11 de agosto de 2021 | 0

O futuro é inclusivo e essas iniciativas podem provar! Conheça as organizações que elevaram os debates sobre diversidade no mercado de trabalho. 

Ao olhar para o seu ambiente de trabalho o que você vê? Corpos, cores, limitações e idades diversas, ou existe uma singularidade em todos os colaboradores ali presentes?  

Quando falamos sobre os problemas estruturais do Brasil, como, por exemplo, o abismo educacional que nega oportunidades a talentos da periferia, reconhecemos que há um problema. E, para entender de onde ele vem, é preciso abrir mão das velhas justificativas enraizadas na estrutura do mercado de trabalho. 

Como teremos empresas com funcionários diversos se não existem as mesmas oportunidades?  

E foi pensando em igualar essa balança, que algumas plataformas iniciaram um movimento importante de fomento à cultura de respeito à diversidade e à política de boa convivência entre as diferenças! 

Conheça 8 iniciativas que promovem a diversidade no mercado de trabalho:

 Indique uma Preta

@indiqueumapreta


A iniciativa nasceu como uma comunidade focada na conexão e desenvolvimento de mulheres negras, por isso o nome Indique uma Preta. Mas, atualmente, é uma consultoria especializada em Diversidade e Inclusão Racial que conecta pessoas negras (mulheres e homens) com o mercado de trabalho. A iniciativa atua no campo da comunicação estratégica e serviço de RH, conscientizando organizações para construir espaços diversos que incluam profissionais negros. 

Anda Direito

@andadireito

Buscar conexões de pessoas LGBTQIAP+ com diversas propostas voltadas a toda comunidade no país. Foi baseada nessa premissa que a plataforma Anda Direito nasceu. A primeira multiproposta LGBTQIAP+ do Brasil conecta pessoas da comunidade a serviços, vagas de emprego, talentos, casas, repúblicas, eventos, lugares, negócios e movimentos.   

Estou refugiado

@estourefugiado

A Estou Refugiado estabeleceu como missão desenvolver e implementar ações concretas que garantam melhores condições de vida e mais dignidade às pessoas com status de refugiados ou imigrantes sem condições. Promove, por exemplo, conexões com oportunidades de emprego e de criação de novos negócios que lhes permitam, não apenas sobreviver, mas garantir moradia e alimentação para si e seus familiares. 

Maturi

@soumaturi

A Maturi acredita que, gerando oportunidades para as pessoas mais maduras poderem continuarem trabalhando, aprendendo, ensinando, se motivando e inspirando, é possível promover a saúde e o bem-estar social. Além disso, essa iniciativa incentiva o diálogo intergeracional, criando uma cultura que valorize a sabedoria de quem já tem uma longa história de vida, o que é fundamental para quebrar o paradigma existente no mercado de trabalho de que os mais velhos são vistos, simplesmente, como obsoletos. 

Transempregos

@transempregos  

Com a missão de trabalhar junto às empresas para confrontar o preconceito causador da grande dificuldade de acesso a empregos por esta população, foi criada, em 2013, a TransEmpregos. O projeto ganhou grande permeabilidade em empresas e conseguiu exercer o seu objetivo maior de garantir emprego e dignidade a pessoas antes excluídas pelo simples fato de terem uma identidade e/ou orientação diferente da maioria.  

Contrate uma Mãe

www.contrateumamae.org.br 

Recentemente incorporado aos projetos sociais do instituto Natus – instituição sem fins lucrativos – também responsável pelo portal da inclusão para pcds – , o projeto Contrate uma Mãe vem sendo aprimorado e modernizado para que possa ser ainda mais efetivo em seu propósito: promover a cidadania e o empreendedorismo sustentável.

EmpregueAfro

@empregueafro

A Empregueafro é uma consultoria em recursos humanos focada em diversidade étnico-racial. Criada no final de 2004, a ideia inicial era capacitar jovens negros para processos seletivos de grandes multinacionais, porém, com o tempo, essas empresas demandaram serviços de recrutamento e seleção, treinamentos e workshops sobre a temática. Assim, eles se especializaram e hoje são reconhecidos como a única consultoria de RH do país com essa expertise. 

Vagas PCD

www.vagaspcd.com.br

O Vagas PCD é um hotsite parceiro do DeficienteOnline.com.br que dispõe de mais de 32 mil candidatos inscritos no site (todos declararam ser pessoa com deficiência de acordo com a Lei 8.213/91, conforme termo de uso do site) e 800 empresas clientes. Sua tarefa é facilitar que recrutadores contratem mais pessoas com deficiência, sendo o maior portal de empregos para este público do Brasil e do mundo. 

São iniciativas como essas que nos fazem enaltecer ainda mais a força da nossa gente que está sempre se movimentando para gerar grandes transformações. E, se você é um empreendedor, faça parte dessa mudança! A diversidade nas organizações contribui para que a equipe alcance resultados mais positivos e que pessoas de diferentes perfis se sintam pertencentes àquele ambiente. Além de cumprir o seu papel social, você colabora na criação de um mundo mais igualitário e inclusivo. E aí, vamos juntos? 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *