Loading...

blog / Wearable tech: quando a moda encontra a inteligência artificial 

moda & estilo | 12 de junho de 2020 | 0

Inovações no vestuário aproximam e promovem a inclusão. Jaquetas que simulam abraços e camisetas que interpretam música para surdos já são uma realidade   

Quando falamos em tecnologia aplicada em roupas, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um dispositivo que nos informa a cada momento quantos quilômetros já andamos ou quando d’água ainda temos que beber pra se manter hidratado. Também, uma ideia comum é a de tecidos super tecnológicos que nos permite andar na chuva sem nos molhar ou em pleno verão não aparentar a transpiração. 

Mas, essa tecnologia conhecida pelo termo em inglês “wearable technology”, ou, tecnologia vestível, em tradução livre para o português, também pode ser aplicada para gerar aproximação e inclusão.  

Através de sensores localizados estrategicamente, roupas simples de algodão como uma jaqueta jeans pode, por exemplo, memorizar a intensidade de um abraço dado por um caro amigo e em algum momento do dia te relembra gerando a mesma sensação. 

 Jaqueta jeans Issho reproduz a sensação de abraço de alguém querido | Foto: divulgação

Uma jaqueta jeans que desperta sensações boas 

Interessante pensar que em um momento em que o mundo apresenta uma aceleração desenfreada, uma jaqueta jeans dessas comuns – chamada de Issho – , encoraja o usuário a estar presente no momento, detendo um diálogo único com ele.   

Com base no comportamento de quem a usa, a peça de algodão responde com toques intimistas para se tornar o mediador de experiências já vividas no cotidiano. A partir de sensações corporais, Issho encoraja o usuário a estar mais presente em um mundo em crescente agitação no qual a nossa mente tende a focar nos eventos futuros.   

A camiseta que “toca” música para deficientes auditivos 

Usando o mesmo conceito de interação com o corpo do usuário, um estúdio de moda em Londres cria a SoundShirt “camiseta som” que dá vida para o som em verdadeira imersão: uma peça que permite deficientes auditivos a experimentarem a música.   

Soundshirt: interpreta sons através de vibrações em pontos estratégicos | Foto: divulgação

A camiseta possibilita que a experiência física de cada passagem musical: os diferentes instrumentos estão relacionados com diferentes partes do corpo, como o som de um violino reverberando nos braços. É uma experiência vivida em tempo-real numa linguagem palpável em cada trecho da música que está tocando abrindo uma nova e diferente forma de gerar imersão na música, jogos e outras experiências. 

A tecnologia e a moda podem se conectar muito além do que imaginamos. Isso é sensacional, não é? Eu imagino que num futuro próximo, teremos a tecnologia muito mais engajada a conectar pessoas e fazê-las se sentirem pertencentes ao invés de somente fornecer mais e mais informações. 

 

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *