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releases / Sou de Algodão promove união entre estilistas da Casa de Criadores e marcas parceiras para celebrar a versatilidade da fibra

sou de algodão | 17 de julho de 2023

Ao todo, 16 empresas doaram tecidos para 13 estilistas do line-up do evento 

Nesta edição da Casa de Criadores, que acontece de 12 a 16 de julho, Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), marca presença no maior evento de moda autoral apoiando 13 estilistas por meio de 16 marcas parceiras que forneceram matérias primas para o desenvolvimento de cada coleção.

Por meio da conexão entre as mais de 1.300 marcas que fazem parte do movimento, foram doados 257 metros de malhas, mais de 410 metros de tecidos planos e cerca de 290 novelos de linhas para a confecção dos looks que serão desfilados. Entre as empresas que apoiam os nomes do line-up estão a AN Têxtil e Têxtil Piratininga.

Desfile do estilista parceiro Jorge Feitosa

André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores (CdC), reforça que é graças à parceria sólida que possui com Sou de Algodão, marcada por ações de grande impacto, como o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que os estilistas do line-up podem desenvolver coleções à altura do que esperam.

“Durante a edição 52 da Casa de Criadores, vários estilistas estarão apresentando, em suas novas coleções, fios, malhas e tecidos desenvolvidos por diversas empresas associadas ao Sou de Algodão. Isso é incrível, porque mostra a vocação do movimento e destas empresas em apoiar a moda brasileira, em especial criadores que iniciam seus negócios já com um significativo suporte para a confecção de suas coleções”, explica.

Para Silmara Ferraresi, gestora do movimento Sou de Algodão, a união de estilistas, tecelagens, fiações e malharias desempenha um papel fundamental, ao incentivar o uso do algodão. “A nossa fibra vem ganhando protagonismo e espaço ao longo dos anos, graças ao trabalho de estilistas que a usam em suas coleções. O consumidor passa a entender o quanto a nossa matéria-prima é versátil, que pode ser usada no dia a dia e em ocasiões especiais. Estar presente em semanas de moda, como a Casa de Criadores, é muito importante para o algodão brasileiro ganhar ainda mais visibilidade”, explica.

A importância de uma moda responsável e a união da indústria com estilistas

A indústria da moda desempenha um papel significativo na sociedade, influenciando tendências, estilos de vida e padrões de consumo. No entanto, também tem um impacto considerável no meio ambiente e nas comunidades locais. Diante desse cenário, a busca por uma moda mais responsável tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, a união de estilistas com a indústria têxtil fortalece, especialmente, o uso consciente do algodão.

Desfile do estilista parceiro Rober Dognani

Segundo o estilista Gleidson Jesus de Souza, da marca estreante Souje, uma das que estão recebendo apoio das empresas parceiras. “É muito importante essa parceria para propagar que existem tecidos com tecnologia e com pigmentação consciente, por exemplo. Além disso, ao abraçar estilistas independentes, essas marcas e empresas estão apoiando a busca por expressão própria e podem alinhar estéticas e ideias”.

Acima de tudo, quando essas duas partes da cadeia produtiva se unem, uma série de benefícios são alcançados. A troca de conhecimentos e experiências permite a criação de produtos inovadores, feitos com algodão de alta qualidade e produzidos de forma ética e responsável. Além disso, fortalece a conscientização e influencia outras empresas e consumidores a aderirem a práticas mais sustentáveis.

Da mesma forma, as indústrias se beneficiam ao trabalhar em estreita relação com os estilistas. Ao entender as tendências de moda e as preferências dos consumidores, elas podem atender às demandas do mercado de forma mais eficiente. “Essa sinergia beneficia tanto os criadores quanto os fabricantes, resultando em produtos finais que atendem às expectativas dos consumidores e impulsionam o setor da moda como um todo”, explica Juliana Vendramin, Coordenadora de Marketing da AN Têxtil, do Grupo Elian, uma das malharias fornecedoras, nesta edição.

A Têxtil Piratininga reforça que essas parcerias são fatores importantes para estimular a indústria têxtil e os estilistas por meio da divulgação. “Acreditamos que essa colaboração traz benefícios significativos para os dois lados. Eles conseguem ter acesso a uma ampla variedade de materiais de alta qualidade. Por outro lado, nós nos beneficiamos por meio das produções e divulgações feitas, tendo em vista seus conhecimentos sobre as tendências do mercado da moda e as preferências dos públicos”, diz Miguel Ursulino, Sócio Proprietário da Têxtil Piratininga.

Marcas parceiras participantes:

Malharias: AN Têxtil, Dalila Têxtil, FN Malhas, Textilfio, Urbano Têxtil.

Tecelagens: Canatiba, Cataguases, Ibirapuera Têxtil, Innovativ, MN Tecidos, Paranatex, Tecidos Constâncio Vieira, Teray Têxtil, Vicunha.

Fiações: Círculo, Têxtil Piratininga.

Estillistas: Cynthia Mariah, Estúdio Traça, Lara, Nalimo, Not Equal, Projeto Mottainai, Riddim, Souje, Studio AH, Studio Ellias Kaleb, Volat, Woolmay Mayden, X-Brand.

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Abrace este movimento: 

Site: www.soudealgodao.com.br

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