releases / Sou de Algodão marca presença no 3º Prêmio Abapa de Jornalismo
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O destaque foi a relação da moda com a transparência e a sustentabilidade
No dia 29 de agosto, ocorreu a 3ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e contou com a participação de Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora geral do movimento Sou de Algodão. O evento, que busca inspirar profissionais e estudantes da área da comunicação, teve como destaque a celebração dos 23 anos de atuação da Abapa em prol dos cotonicultores baianos, assim como a safra promissora de algodão 2022/2023, cuja colheita já teve início nas últimas semanas.
A tarde do evento foi marcada por apresentações e diálogos enriquecedores para estudantes de jornalismo sobre o universo do algodão e sua conexão com a sustentabilidade, a moda e as gerações futuras. Silmara compartilhou sua experiência com uma apresentação sobre o Sou de Algodão. Em sua exposição, destacou a importância da transparência e da rastreabilidade na cadeia produtiva da fibra, consolidando o compromisso do movimento em promover a conscientização sobre as escolhas responsáveis dos consumidores.
“Estamos vivendo uma era em que os clientes estão cada vez mais exigentes e interessados em saber a origem dos produtos que consomem. O diálogo das instituições com eles é fundamental para promover a transparência e a confiança no setor da moda, em particular. O movimento Sou de Algodão busca justamente unir a sustentabilidade e a rastreabilidade à moda, mostrando que é possível vestir-se bem enquanto se faz escolhas conscientes”, explica a executiva.
A programação prosseguiu com a participação de Alessandra Zanotto, produtora rural e a 1ª vice-presidente da Abapa, que compartilhou informações valiosas sobre como o algodão continua a engajar e a influenciar diferentes gerações. O evento culminou com um diálogo esclarecedor entre Silmara e Alessandra, que exploraram o papel fundamental das instituições na construção de pontes com os novos consumidores e na promoção de uma comunicação mais clara e responsável.
Alessandra, diz que admira muito o Sou de Algodão e, por isso, faz questão de montar eventos para que o discurso chegue em pessoas que não tem muito conhecimento sobre o agro. “Estávamos falando com pessoas do nosso estado, com estudantes de graduação e que ainda assim desconhecem de coisas que para nós são muito básicas. É um projeto muito assertivo e a Abapa precisa pensá-lo ano a ano, porque investir em educação nunca é demais. E isso independe de idade, como com essas pessoas que estão aí numa área tão importante que é o jornalismo”, explica.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
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