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releases / Movimento Sou de Algodão marca presença na convenção da Textilfio Malhas

sou de algodão | 10 de outubro de 2022

Durante o evento da malharia, que apresentou a nova coleção da marca, a iniciativa da Abrapa falou sobre a importância do consumo responsável, certificação e rastreabilidade

O Movimento Sou de Algodão foi um dos palestrantes na convenção de lançamento da coleção Faith, realizada pela Textilfio Malhas, na quinta-feira (06/10), em Indaiatuba (SP). A gestora de relações institucionais do Movimento Sou de Algodão,  Manami Kawaguchi, abordou a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) contemplando o histórico,  os projetos realizados e o envolvimento das marcas parceiras.

O início da apresentação foi marcado por uma contextualização com o histórico do Movimento Sou de Algodão e de algumas ações desenvolvidas ao longo de sua trajetória, que teve início durante a 42ª edição do São Paulo Fashion Week e, em seis anos de existência, já participou de cerca de 20 desfiles no SPFW e na Casa dos Criadores, realizou concursos para estudantes de moda e design, além de contar com mais de 1.100 marcas parceiras, de diversos segmentos, como estilistas, fiações, tecelagens, malharias e confecções.

“Identificamos que havia falta de informação do grande público em relação aos benefícios e acessibilidade de consumo em comparação com outros materiais. Com isso, decidimos criar o Movimento Sou de Algodão e lançá-lo em um dos principais eventos de moda no Brasil”, disse Manami.

A gestora explicou ainda que a proposta é incentivar o uso da matéria-prima na indústria da moda brasileira e difundir os atributos do algodão que é, por exemplo, uma fibra confortável e democrática, além de reforçar o consumo responsável.

“Para alcançar esse objetivo e estimular o senso coletivo, o Movimento Sou de Algodão transmite essa mensagem por meio da parceria com marcas da indústria têxtil e varejistas que usam a fibra e passam a dividir o mesmo propósito : promover a moda responsável. Atualmente, o consumidor final está  cada vez mais consciente e busca esse tipo de conduta em suas lojas preferidas”, comentou Manami.

O público presente também teve a oportunidade de conhecer o Programa SouABR, que oferece informações sobre a origem certificada do algodão e o processo de produção da peça adquirida pelos consumidores.

Essa é a primeira iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, na cadeia têxtil nacional, que por meio do blockchain, garante a rastreabilidade do algodão desde a propriedade de origem, com a garantia da certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR), passando por toda cadeia têxtil até o produto na loja.

A certificação possui 183 itens de verificação distribuídos em oito critérios: contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança, saúde ocupacional, meio ambiente do trabalho, desempenho ambiental e boas práticas.

“O principal objetivo é oferecer transparência ao consumidor e estimular escolhas mais conscientes, mostrando que a matéria-prima presente naquela peça de roupa tem na origem a certificação socioambiental, que entrega à indústria o comprometimento dos produtores com os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.”, afirmou Manami.

A abertura para todas as marcas que tiverem interesse em participar do Programa SouABR acontecerá em 2023, mas já podem se inscrever neste link.