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releases / Movimento Sou de Algodão dobra o número de marcas parceiras em 2021

sou de algodão | 16 de dezembro de 2021

2021 iniciou com quase 400 empresas e fecha com mais de  800 participantes  que valorizam a fibra e a moda responsável

O Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), fechou o ano com mais de 800 marcas, de pequeno, médio e grande portes, que valorizam a fibra e acreditam na união de todos para transformar a moda brasileira, tornando-a mais responsável, incentivando o consumo consciente. Empresas como Renner, Reserva, Maria Filó, Shoulder, Iorane, Grupo Kyly, Vicunha, Cataguases, Mmartan, Artex, Karsten, entre outras, ampliam o alcance do propósito do movimento.

Das mais de 800 marcas, 85% são de confecções, de todos os tamanhos, que transformam o algodão na peça final que veste, decora e leva conforto para milhões de consumidores brasileiros e do exterior. Entre as confecções, a maior participação está naqueles segmentos que priorizam roupas confortáveis, como o infantil e o masculino, mas muitas marcas femininas vêm agregando esse atributo ao estilo, tornando esse o segundo maior participante no movimento. Já as empresas de grande porte têm o poder de alcançar grandes públicos, mas a grande participação de pequenas empresas adicionam capilaridade a esse alcance, já que 81% das parceiras são microempreendedores individuais ou microempresas.

“Não é apenas uma questão de democratizar o uso da fibra, mas de compartilhar com todos, de forma transparente, aquilo que fazemos e a forma como pensamos. O algodão é muito importante para a nossa economia, movimenta grandes indústrias e marcas de varejo, e, além disso, é fundamental para as centenas de microempreendedores individuais que encontraram uma forma de sobreviver à crise econômica que vivemos”, afirma Júlio Cézar Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (Abrapa).

Desde 2017, o Movimento Sou de Algodão convida marcas a se juntarem e, historicamente, dobra muito mais o número de aderidos a cada ano. No entanto, em 2021, foi registado o maior crescimento numérico de marcas, com a chegada de mais de 400 marcas, num único ano, destacando-se marcas como Reserva, Maria Filó, Shoulder, Karsten e Melissa.

Sou de Algodão Conecta

O projeto de conexão de negócios entre marcas parceiras, cria um ambiente propício ao relacionamento, às novas parcerias e colaborações e ao crescimento conjunto de todo o setor. Além disso, chama a atenção de outras companhias do segmento têxtil para entrarem no grupo de empresas que utilizam o algodão no Brasil.

“A presença dessas marcas parceiras, além de reforçar a valorização da fibra nacional, demonstra o grande potencial de interações para a geração de negócios. São fiações, tecelagens, malharias, confecções, estilistas e microempreendedores que podem se conhecer e gerar inovações e novas parcerias, beneficiando-se mutuamente e potencializando o uso da fibra. Além disso, fortalecem, ampliam o alcance, promovem a moda responsável e o consumo consciente ao escolher artigos feitos com uma fibra produzida com responsabilidade, desde a origem”, explica Busato.

Distribuição geográfica

Grande parte das marcas parceiras estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul, tendo o estado de São Paulo como o líder em participação. Somente o Sudeste conta com 50% das marcas parceiras do movimento. Praticamente todos os estados brasileiros estão representados por marcas no movimento, o que mostra que o empreendedorismo com algodão tem presença em todo o território nacional.

Para conferir todas as marcas que se juntaram ao longo do ano, até agora, é só acessar o site.