Loading...

releases / Agroligadas e Abrapa realizam os últimos encontros do minicurso sobre a cultura do algodão

sou de algodão | 4 de julho de 2023

Os temas escolhidos paras as últimas aulas foram a rastreabilidade e a promoção do Algodão Brasileiro 

Nos dias 28 e 29 de junho aconteceram as últimas aulas do minicurso online e técnico do Agroligadas, movimento formado por mulheres ligadas ao agronegócio, em parceria com a  Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a cultura do algodão.

A Diretora de Relações Institucionais da Abrapa, Silmara Ferraresi, e o Diretor de Relações Internacionais da Abrapa Marcelo Duarte, foram os responsáveis por ministrar os últimos encontros, que tiveram como temas centrais a rastreabilidade e a promoção do Algodão Brasileiro.

Geni Caline Schenkel, presidente do Agroligadas, destacou que existe um projeto anual sobre o algodão, no qual promovem a cultura para aqueles que não têm conhecimento sobre ela. “Convidamos pessoas da cidade, estudantes, professores, a comunidade em geral e influenciadores a conhecerem nossa produção e o processo de industrialização. Percebemos que muitas dúvidas surgiam entre as próprias produtoras, então procuramos a Abrapa para fornecer capacitação às mulheres Agroligadas. Quando divulgamos em nosso grupo, que conta com profissionais de várias áreas, a iniciativa também despertou curiosidade e muitas pessoas demonstraram interesse em participar. Por isso, abrimos os cursos para todos, a fim de aproveitar ao máximo. E foi um grande sucesso”, comemora.

Em um dos últimos encontros, Silmara Ferraresi, que também é gestora do Sou de Algodão, apresentou o movimento para as mulheres presentes na formação. “Somos uma poderosa iniciativa para promover a valorização do algodão brasileiro e conscientizar as pessoas sobre a importância desse cultivo tão significativo para a nossa economia e meio ambiente”, afirmou.

Nos encontros anteriores, que aconteceram nos dias 07, 14 e 21 de junho, outras lideranças e profissionais da Abrapa, como Marcio Portocarrero e Edson Mizoguchi, discutiram com as alunas sobre a cadeia produtiva do algodão no Brasil e a qualidade da fibra nacional.

Como foi observado nos encontros, o algodão é uma das fibras mais antigas e versáteis do mundo, presente em nossas vidas de muitas maneiras – desde as roupas que vestimos até os lençóis em que dormimos. É uma matéria-prima natural, renovável e biodegradável, que tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.

“O algodão brasileiro destaca a qualidade e a durabilidade dos produtos, bem como o impacto positivo que temos ao escolher marcas e produtos que apoiam a produção local. Ao escolhermos roupas de algodão brasileiro, estamos apoiando toda uma cadeia produtiva que envolve agricultores, trabalhadores da indústria têxtil e designers. Estamos fortalecendo a economia nacional e contribuindo para a geração de empregos em nosso país”, conclui Silmara Ferraresi.

Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Abrace este movimento: 

Site: www.soudealgodao.com.br

Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao