Loading...

blog / Como cuidar das mãos na quarentena  

saúde & bem estar | 25 de maio de 2020 | 0

Tem lavado mais louça e passou a ter mais contato com produtos de limpeza? Hidratantes e luvas de algodão vão te ajudar a cuidar das mãos da melhor forma.  

  

pandemia da COVID-19 nos trouxe novos hábitos necessários para evitarmos a transmissão do novo coronavírus, como a lavagem frequente das mãos e o uso de álcool 70. E isso tem provocado muito ressecamento da pele e até alergias, fazendo com que cuidar das mãos também seja muito importante.   

Além disso, muitas pessoas dispensaram os profissionais da limpeza e trabalhadores domésticos e estão fazendo ativamente as atividades do lar que incluem desde a limpeza dos banheiros até o preparo dos alimentos e lavagem de toda louça.  

Dessa forma, as mãos ficam mais vulneráveis a lesões cutâneas e até a acidentes domésticos como queimaduras.   

Para diminuirmos o risco dessas situações, devemos hidratar bem as mãos após a higienização adequada e evitarmos o contato direto com os produtos de limpeza que são cáusticos e agridem a pele.   

Escolhendo o melhor hidratante para cuidar das mãos  

A limpeza das mãos é fundamental, mas o passo seguinte, que é a hidratação, é também muito importante! Devemos escolher hidratantes que contenham substâncias com alto poder de hidratação, diminuam a perda de água transepidérmica e que recuperem a barreira de proteção da pele.   

Se o creme escolhido tiver agentes calmantes e suavizantes para a pele, melhor ainda!  

No entanto, evite hidratantes com corantes, fragrâncias ou conservantes, dando preferência aos das linhas hipoalergênicas. Hidratantes que possuem uma cosmética mais agradável, menos pegajosa, são mais toleráveis e facilitam o uso.  

O modo correto de hidratar as mãos  

O momento ideal para hidratarmos as mãos é após secagem correta de toda a pele. Jamais podemos esquecer de secarmos bem os espaços entre os dedos que às vezes acumulam água, pois isso pode propiciar o aparecimento de micoses e alergias.  

Uma dica bem legal é usarmos uma camada mais grossa de hidratante à noite, logo antes de deitarmos para dormir, já que durante o sono ficamos muitas horas sem lavarmos as mãos e haverá mais tempo para o creme agir na pele.  

Luvas de algodão ajudam a cuidar das mãos  

Luvas de algodão podem te ajudar a cuidar das mãos de uma maneira mais eficiente

Para aumentarmos a absorção do hidratante, podemos utilizar luvas de algodão nesse momento. As luvas são uma opção para quem quer cuidar das mãos!  

Existem luvas feitas de diversos materiais no mercado. Porém, as que são mais facilmente encontradas em qualquer supermercado são as de borracha. Essas não servem para quem tem alergia ao látex.  

O ideal para todos é que usemos uma luva feita de tecido de algodão por baixo da luva de borracha, já que a luva de algodão absorve melhor o suor e impede o contato direto do material de borracha com a pele.   

Usando a luva de algodão que é encontrada em lojas de produtos para alérgicos ou sites que vendem equipamento de proteção individual, as pessoas que têm alergia à borracha conseguirão usar uma luva impermeável para realizarem as funções de limpeza da casa sem danificar as mãos.  

No entanto, quando a inflamação já está instalada na pele, seja por alergia ou infecção, tratamentos medicamentosos são necessários para a resolução do quadro.  

Aposte nos cuidados das unhas e cutículas   

Para finalizarmos, além de cuidar das mãos somente, devemos também cuidar das unhas e das cutículas. As unhas precisam estar bem aparadas para evitarmos o acúmulo de sujeiras e facilitar a limpeza.   

A quarentena é uma ótima oportunidade de deixarmos as unhas sem esmalte para tirarmos aquele amarelado que fica quando usamos por muito tempo esmalte e deixarmos as unhas “respirarem”.  

As unhas, assim como as cutículas, também precisam de hidratação. Podemos usar o mesmo hidratante das mãos com essa finalidade. É importante lembrarmos que as cutículas são uma proteção contra a entrada de patógenos como fungos, bactérias e vírus que podem causar infecções sérias nos dedos.  

Assim, devemos evitar a remoção química ou física dessa proteção neste momento que exige mais cuidado.   

Espero que essas informações tenham sido úteis! Até a próxima! 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *