releases / Webinars do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores impactam alunos das regiões Sudeste, Sul e Nordeste
sou de algodão |
Durante a semana, foram três apresentações para instituições de ensino brasileiras, impactando 95 alunos; a discussão abordou a importância do algodão brasileiro para o mercado e os motivos para se inscrever no Desafio
Entre os dias 28 e 30 de agosto, o movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores do Algodão (Abrapa), promoveu três webinars direcionados aos alunos do Senai CETIQT, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Senac de Pernambuco. As apresentações tiveram como objetivo explorar temas essenciais no cenário da moda e incentivar o conhecimento sobre o consumo responsável. Ao todo, mais de 90 alunos foram impactados pela apresentação do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.
Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais de Sou de Algodão, foi encarregada de conduzir as conversas. No início, foi feita uma exposição sobre o movimento, realçando os esforços para promover uma abordagem mais consciente na moda, além da escolha do algodão como matéria-prima.
A discussão central girou em torno do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O projeto tem como objetivo atrair alunos de graduação e dos cursos técnicos profissionalizantes da área da moda, de todas as partes do Brasil, visando a identificação e a promoção de novos talentos com potencial para enriquecer o panorama da moda. Na edição anterior, o Desafio recebeu mais de 400 inscrições vindas de todas as regiões do país, evidenciando um crescente engajamento com a temática.
No webinar realizado com os alunos da UCS, quem também marcou presença foi André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, uma das referências em semanas de moda no Brasil. Durante sua apresentação, ele reforçou que a CdC é uma plataforma que projeta novos talentos da moda brasileira, além de dar suporte a estilistas e marcas que têm como foco a criação e a moda autoral.
“Hoje, o evento é reconhecido por ser um amplo espaço democrático que pensa a moda com um olhar de pluralidade e inclusão, respeitando as subjetividades. O que nos coloca em muita sinergia com o movimento Sou de Algodão, que preza e promove práticas sustentáveis, entre diversos outros atributos. Portanto, nada mais natural que a união dessas duas plataformas promova o lançamento de novos talentos através do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, possibilitando que estudantes de todo o Brasil tenham sua primeira oportunidade no concorrido universo da moda”, explica.
A professora da UCS, Beth Venzon, reforça que é muito importante ampliar o conhecimento sobre o algodão estimulando a criatividade a partir do desenvolvimento de coleções. “Um exercício que permite aos alunos a experiência e o desafio de olhar para as diferentes bases têxteis com a matéria-prima aqui produzida. Criar, inovar, ressignificar a partir novo ou do já existente e desenhar novos caminhos criativos com essa fibra”, acrescenta.
O 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é uma oportunidade para estudantes compartilharem suas criações únicas e inovadoras, alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade na moda. Agora, também poderão se inscrever alunos dos cursos técnicos profissionalizantes, como Estilismo e Coordenação de Moda, Modelagem do Vestuário e Produção de Moda, registrados no SISTEC.
Como se inscrever no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal http://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_