releases / Sou de Algodão marca presença em evento da TMG para falar sobre rastreabilidade
sou de algodão |
Junto com representantes das marcas parceiras que fazem parte do Programa SouABR, o objetivo foi aprimorar o conhecimento da indústria do algodão de ponta a ponta
Nesta terça-feira, 04 de julho, Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), marcou presença no evento “Mais Performance – Lançamentos” da TMG (Tropical Melhoramento & Genética S.A.), uma das apoiadoras do movimento, que reuniu 50 cotonicultores em Luís Eduardo Magalhães/BA, para apresentar suas novidades para a melhoria da qualidade do algodão.
Para Francisco Soares, Diretor Presidente da TMG, essa é uma grande oportunidade para conversar com os cotonicultores sobre assuntos relacionados ao dia a dia no campo. “Hoje finalizamos o Mais Performance na Bahia, estado extremamente importante para a cultura do algodão no Brasil, já que é aqui que é produzido grande parte do algodão nacional. Ficamos muito felizes em reunir no nosso evento de lançamento de cultivares os cotonicultores da região, fiação, varejo e representantes das associações no Brasil, como Abrapa e Sou de Algodão”, afirma.
A convite da TMG, o movimento Sou de Algodão realizou um painel de discussão com duas das marcas parceiras participantes do programa SouABR, Renner e Vicunha, além de uma produtora de algodão presente na cadeia rastreada de um dos produtos da varejista, mostrando a importância da responsabilidade socioambiental, de ponta a ponta, na fabricação de produtos de vestuário.
Com o objetivo de incentivar o consumo consciente e a valorização da produção nacional, a diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora geral do movimento Sou de Algodão, Silmara Ferraresi, destaca que “ao escolhermos roupas de algodão brasileiro, apoiamos a transparência de toda a cadeira e a união de todos os participantes. Juntos, levamos para o consumidor final um produto de moda comprovadamente responsável, fabricado com algodão certificado ABR, e manufaturado por uma cadeira responsável”. Ainda segundo Silmara, esta escolha fortalece a economia nacional e contribui para a geração de empregos no Brasil.
O evento se relaciona totalmente ao objetivo do movimento Sou de Algodão em unir a cadeia da cotonicultura à indústria têxtil brasileira. Foi um momento de integração, no qual produtores e marcas parceiras apresentaram a sua participação ao programa de rastreabilidade SouABR e a sua visão de uma moda mais responsável. Além de Silmara Ferraresi, estiveram presentes na mesa redonda a especialista de sustentabilidade da Renner, Luiza Xavier, o diretor de cadeia de suprimentos da Vicunha, Dawid Wajs, e a produtora ABR, Ana Paula Franciosi.
A TMG trabalha há 22 anos para implementar tecnologias inovadoras, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Além disso, desenvolve há 17 anos um programa de melhoramento genético focado nas necessidades dos cotonicultores e foi pioneira ao lançar cultivares com tolerância à Ramulária, principal doença do algodoeiro. Essas inovações levam um número maior de benefícios ao campo e ajudam a reduzir os custos de produção.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao