releases / Sou de Algodão marca presença em evento Cotton Experts
sou de algodão |
Promovido pela BASF, um dos apoiadores do movimento, o tema principal foi a presença do algodão no mercado da moda
No dia 21 de agosto, quarta-feira, o Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), marcou presença no Cotton Experts, evento para público chave da BASF, um dos apoiadores platino do movimento, que contou com a presença de mulheres relacionadas à cadeia de algodão. Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do Sou de Algodão, foi uma das convidadas.
O público contou com cerca de 20 mulheres, entre executivas, esposas de consultores técnicos e profissionais da moda. O objetivo foi gerar conteúdo sobre o algodão na moda. “Foi um momento em que pudemos nos reunir e compartilhar conhecimentos e experiências de maneira leve e descontraída. Uma tarde deliciosa, em que moda, conhecimento e companheirismo se uniram. Sinto que saímos de lá mais conectadas não apenas com o universo do algodão, mas também umas com as outras. Sem dúvida, foi um momento que ficará marcado em nossas memórias”, comemora Valeska De Laquila, Gerente de Produto FiberMax® da BASF.
Silmara apresentou o Sou de Algodão e o trabalho desenvolvido para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, apresentou o principal pilar do movimento: o SouABR, primeiro programa de rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil.
“A rastreabilidade nessa cadeia é fundamental para garantir transparência e responsabilidade em todas as etapas de produção. Ela permite que consumidores façam escolhas mais conscientes, sabendo a origem de suas peças e o impacto socioambiental envolvido. Além disso, é um diferencial competitivo para as marcas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais exigente e alinhado com práticas sustentáveis”, explica.
A estilista parceira Isa Isaac Silva também esteve presente e apresentou sua história no mercado da moda, além de compartilhar de que forma usa o algodão em suas coleções, e finalizou a participação com um desfile pocket, de looks selecionados de sua coleção.
“É muito importante ter eventos para discutirmos sobre nossa cultura, nosso algodão e a moda brasileira. É uma forma de falarmos sobre passado, presente e futuro. Estar junto com o Sou de Algodão, que mostra que a moda nacional tem um grande mercado poderoso dentro do nosso país”, comenta Isa.
Por fim, a stylist Luciana Gadotti falou sobre como usar o algodão em looks para diferentes ocasiões, e levou alguns exemplos. “Impossível falar sobre moda e estilo e não lembrar do algodão, uma das mais antigas fibras utilizadas como matéria-prima para a produção têxtil. Sua versatilidade faz com que ele vista – e muitíssimo bem – diferentes estilos. Foi um prazer ter a oportunidade de explorar o tema moda e estilo conectado à produção do algodão nacional e suas diferentes aplicações e possibilidades”, finalizou.