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releases / Sou de Algodão leva desfile de estilista parceira para evento da BASF

sou de algodão | 8 de maio de 2023

Além da apresentação de peças feitas com o algodão responsável, o movimento também fez uma breve apresentação sobre a importância da fibra para a moda 

Na quarta-feira (03), Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, representou a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em um evento da multinacional BASF que apoia o movimento. Realizado no Hotel Vitória, em Paulínia, a ativação teve como objetivo falar da importância do algodão e mostrar como a fibra se transforma nas mãos de talentosos estilistas. A conversa foi destinada para mais de 120 colaboradores das áreas comerciais de sementes da empresa, que cuida de várias commodities.

A gerente de marketing da FiberMax, marca de sementes de algodão da BASF, Valeska De Laquila, diz que esse evento foi uma excelente oportunidade para apresentar o Sou de Algodão para o time, da semente à passarela. “Eles puderam vivenciar e reconhecer a importância do papel deles dentro da cadeia de algodão. Temos muito orgulho de fazer parte do movimento desde o início. Sabemos da sua importância e seu impacto, por isso veio a ideia de apresentar neste evento. explica. Para ela, o desfile da estilista Priscilla Silva foi uma experiência incrível. “Conseguimos evidenciar que o trabalho deles impacta a comunidade” finaliza.

Manami fez uma breve apresentação, falando, primeiramente, sobre a criação do movimento. “Fizemos uma pesquisa que mostra que o algodão representa 54% do consumo de fibras na indústria informal, mas ele perde share, comparado a outras matérias-primas, nos últimos 10 anos. Por isso, em 2016, nasce o Sou de Algodão, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, além de agregar alto valor ao produto feito desse material nacional”, explica a gestora. 

Caminhando para o final da apresentação, a responsável pelo relacionamento com mais de 1.250 marcas enfatizou que o consumidor deseja saber a origem do produto que está adquirindo, quem o fabricou, quais as condições da produção e o propósito da empresa. Cada vez mais, Sou de Algodão consegue entregar isso, ao participar de sete edições do São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina, e oito edições da Casa de Criadores, evento referência em moda autoral. 

“A origem do algodão basicamente se dá por famílias que trabalham produzindo a fibra para vestir pessoas. Existem rostos e histórias por trás de uma peça de roupa que está chegando na mão dos consumidores, que não sabia que era rastreável, que tinha certificação socioambiental, que somos os maiores produtores da fibra responsável”, finaliza Manami.

Na útima parte da ativação, foi a vez de Priscilla Silva, uma das estilistas parceiras, fazer uma breve introdução sobre como o movimento a apoiou, abriu portas e a conectou com as pessoas certas, tornando seu sonho de trabalhar com moda e ter uma marca como a maior realização pessoal e profissional. Depois disso, ela convidou todos os presentes a se dirigirem para a área externa, onde foi realizado um  desfile.

O desfile Priscilla Silva Brand mostrou todo o processo da marca, por meio da apresentação dos looks de todas as coleções desfiladas. “Começamos com ‘Origem’, inspirada na minha descendência e vivências com povos indígenas originários. Já ‘Casulo’, foi inspirada por sentimentos intensificados na pandemia, representados por um mix de cores e modelagens. Depois, tivemos a ‘Yby’, que significa ‘terra’ em tupi-guarani. Essa coleção retrata os pés no chão, um apelo ao slow fashion, respeitando os processos no seu tempo. Trabalhamos com cores claras, como off white, e o algodão cru ganhou protagonismo”, explica a estilista. Algumas peças apresentadas foram desmembradas para formarem novas roupas, mostrando a versatilidade da fibra e a possibilidade de ter algo no guarda-roupas que pode ser utilizado de várias formas. 

 

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

 

Abrace este movimento: 

Site: www.soudealgodao.com.br

Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

 

Contatos para pautas:
Mariana Torellimariana.torelli@viracomunicacao.com.br – (11) 9 6397.6100

Carolina Felskicarolina.felski@viracomunicacao.com.br – (19) 99915.1321

Ariane Roqueariane.roque@viracomunicacao.com.br – (19) 98195.7774

Thiago Rodriguesthiago.rodrigues@viracomunicacao.com.br – (19) 9 9687.0812