releases / Será que é de algodão? Sou de Algodão lança campanha que convida o público a olhar além da etiqueta
sou de algodão |
Ação provoca reflexão sobre o que vestimos e reforça a importância de escolhas mais conscientes na moda
O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), acaba de lançar a sua segunda campanha institucional do ano: “Será que é de algodão?”. A ação tem como propósito provocar a reflexão sobre o que de fato vestimos, e estimular o consumidor a checar a etiqueta das roupas antes de comprar.
Com o subtítulo “Nem tudo o que parece é natural”, a campanha alerta para um hábito comum: comprar por impulso, sem atenção à composição das peças. O movimento busca chamar a atenção para as ciladas do consumo rápido, como tecidos sintéticos que imitam a maciez natural do algodão, roupas baratas que duram poucas lavagens ou causam desconforto na pele, e a falta de informação sobre o que realmente estamos levando para casa.
“Queremos que o público repense a forma como escolhe suas roupas. Olhar a etiqueta é um gesto simples, mas que pode transformar o jeito de consumir moda. É um convite para olhar além da vitrine, da tendência e do preço, e enxergar o que está por trás de cada peça”, afirma Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.
Para Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, a campanha reforça o principal propósito do movimento. “O Sou de Algodão nasceu para aproximar o campo da moda, e conscientizar o consumidor sobre a importância das suas escolhas. Ao olhar a etiqueta, o consumidor valoriza o que é feito aqui, e reconhece o trabalho de quem produz com qualidade e responsabilidade”, destaca.

Moda consciente começa na informação
O conceito criativo da campanha “será que é de algodão?” parte da provocação para estimular uma mudança de comportamento. “A etiqueta nunca mente”, diz um dos vídeos da ação, que mostra comparações entre tecidos sintéticos e o algodão natural, destacando o conforto, a durabilidade e a versatilidade da fibra natural brasileira.
O vídeo principal da campanha, criado em parceria com a Omni Filmes, foi desenvolvido com inteligência artificial, e termina com a chamada “nem tudo o que parece é natural” – um paralelo entre o conteúdo produzido e a mensagem central da campanha. Outras ativações incluem vídeos de humor, e uma edição especial do quadro “Povo Fala”, com influenciadores convidados, que abordam de forma leve e educativa a pergunta: “Você sabe do que é feita a roupa que está vestindo?”.
Ações digitais e rede de parceiros
Com duração de três meses (setembro a novembro), a campanha se desdobra nas redes sociais do movimento, com vídeos, desafios e conteúdos educativos. Entre as ações previstas, estão o vídeo manifesto e carrosséis educativos, corrente de marcas parceiras, artigo no blog Sou de Algodão sobre como ler as etiquetas e conteúdos com o projeto parceiro Etiqueta Certa, que reforçam a importância de se conhecer a composição e a origem das peças.
Moda com origem e propósito
O algodão brasileiro, natural, confortável e produzido com responsabilidade socioambiental, segue como protagonista nas campanhas do movimento. O Brasil é um dos poucos países que possuem cadeia produtiva completa, do cultivo ao tecido, e do fio à peça pronta, o que garante soberania produtiva e geração de valor.
“Quando o consumidor aprende a olhar para a etiqueta, ele também passa a valorizar quem está por trás de cada etapa dessa cadeia, seja do produtor ao estilista, seja do campo à passarela. É sobre consciência, pertencimento e orgulho do que é feito aqui”, reforça Silmara.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 83% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_
