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releases / Programa SouABR é tema em palestra em evento no Denim City

sou de algodão | 19 de maio de 2023

A apresentação girou em torno da importância da rastreabilidade do produto – do campo ao jeans

O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), marcou presença em uma palestra na Denim City São Paulo (DCSP), na última quarta-feira (17). A gestora de relações institucionais do movimento, Manami Kawaguchi Torres, foi a responsável por apresentar contextos e resultados da cadeia do algodão brasileiro, além de destacar a importância da responsabilidade e sustentabilidade na produção, entendendo a necessidade e comportamento da sociedade que compra as roupas feitas a partir da fibra. 

A apresentação começou com dados do consumidor que vem se tornando mais rigoroso em suas escolhas, principalmente no mercado da moda. Os números são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, de 2021, que mostra que 86% da população brasileira se interessa por sustentabilidade, 45% acham que as marcas deveriam se posicionar sobre esse tema e 60% deixariam de consumir de empresas que apresentassem problemas éticos. 

A conversa, no primeiro momento, teve como foco o algodão brasileiro, com o intuito de agregar alto valor ao produto feito da fibra brasileira, estimular, fomentar, valorizar e unir os agentes da cadeia e da indústria têxtil, principalmente na produção do jeans, nesse caso específico.  

Para isso, foram apresentados alguns resultados sobre o trabalho realizado pelos produtores brasileiros, como: 2,94 milhões de toneladas de pluma produzida na última safra, 86% de toda a produção com certificação ABR e licenciada pela BCI, 42% de participação no fornecimento de algodão Better Cotton, além de ser o 2º maior exportador e o 4º maior produtor. 

Caminhando para o final da apresentação, a responsável pelo relacionamento com quase 1300 marcas parceiras enfatizou que o consumidor deseja saber a origem do produto que está adquirindo, quem o fabricou, quais as condições da produção e o propósito da empresa. “É a partir disso que o movimento surgiu, com a intenção de gerar conscientização em torno do que se veste, além de entregar a sensação de pertencimento à causa e de dever cumprido na missão de fazer um mundo mais justo e melhor para todos”, reforça. 

E isso se torna possível com o programa SouABR, a primeira iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, na cadeia têxtil nacional. Tudo isso armazenado graças ao blockchain, que entrega o caminho percorrido do algodão desde a propriedade de origem, com certificação socioambiental pelo programa ABR, passando por toda cadeia têxtil até o produto na loja. A tecnologia proporciona digitalização que torna a informação acessível e auditável em todas as etapas do processo, garantindo confiabilidade. 

Por meio da leitura do QR Code presente na etiqueta da roupa, o consumidor que compra esta peça na loja pode conhecer a fazenda onde o algodão foi cultivado, a fiação que o transformou em fio, a tecelagem ou a malharia que desenvolveu o tecido ou a malha e a confecção que cortou e costurou. Todas as peças rastreáveis do programa SouABR usam, no mínimo, 70% da fibra em sua composição, sendo que 100% tem certificação ABR. 

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

 

Abrace este movimento: 

Site: www.soudealgodao.com.br

Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

 

Contatos para pautas

Mariana Torelli – mariana.torelli@viracomunicacao.com.br – (11) 96397.6100

Carolina Felski – carolina.felski@viracomunicacao.com.br – (19) 99915.1321

Thiago Rodrigues – thiago.rodrigues@viracomunicacao.com.br – (19) 999687.0812