releases / Presidente da Abrapa participa do primeiro webinar do Sou de Algodão Conecta
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O novo pilar de negócios do Movimento Sou de Algodão é exclusivo para as mais de 650 marcas parceiras e tem como objetivo ampliar o relacionamento entre elas
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, participou, na terça-feira (24/08), do primeiro webinar do Sou de Algodão Conecta, pilar de negócios do Movimento Sou de Algodão. Com o objetivo de ampliar o relacionamento entre as mais de 650 marcas parceiras do Movimento e gerar colaborações de sucesso, o primeiro encontro teve como tema principal “As gerações e o comportamento do consumidor: como a indústria da moda e a cadeia produtiva vêm se adaptando à nova realidade”. Os participantes do debate foram os presidentes do Instituto de Pesquisa Locomotiva, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), além da própria Abrapa.
A primeira parte do encontro foi reservada para as apresentações dos convidados. Depois disso, o executivo da Abrapa abriu o debate destacando a história do algodão, dados do setor algodoeiro e como a sustentabilidade é importante para a cadeia produtiva. O presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles, aproveitou a fala de Busato e completou dizendo que os consumidores passaram a ser mais rigorosos, já que, segundo pesquisa realizada pelo próprio instituto, 86% da população brasileira se interessa por sustentabilidade, 75% consideram que as empresas de vestuário deveriam se preocupar com o tema e tê-lo como pauta permanente, e 45% acham que as marcas deveriam se posicionar sobre ele. Ainda sobre essa questão, 15% das pessoas se declararam dispostas a pagar mais por produtos de marca com posicionamento sustentável e 60% deixariam de consumir de empresas que apresentassem problemas éticos.
Fernando Pimentel, da Abit, e Edmundo Lima, da Abvtex, disseram que, cada vez mais, os grandes varejistas investem na cadeia produtiva e nas boas práticas, e concordaram que, por causa da educação, do acesso à informação, da presença digital e das novas prioridades do consumidor, a sustentabilidade e a transparência se tornaram os requisitos mais importantes – mesmo não sendo motivo para que a marca venda mais. Além disso, mostraram a importância dos canais digitais para as vendas, como o e-commerce, para ampliar a comunicação e alcançar mais consumidores, preservando os valores éticos e educando o público.
Já no último bloco, o presidente da Abrapa apresentou o Programa Algodão Brasileitro Responsável (ABR) e finalizou dizendo: “Nós somos de ambientes diferentes, mundos diferentes, mas é o algodão que nos une. A Abrapa produz, a Abit transforma em fio ou tecido, a Abvtex distribui, e as marcas fazem o elo da cadeia com o consumidor final. Por isso, é bom estarmos aqui para nos conhecermos melhor e podermos avançar muito mais no futuro. Queremos levar transparência, rastreabilidade, sustentabilidade e mostrar quem somos, como pensamos e o que fazemos para os consumidores”.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos. Na última safra, o Brasil foi responsável por 38% do algodão responsável certificado no mundo.
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