Loading...

releases / Nova coleção de Ronaldo Silvestre é destaque no Brasil Eco Fashion Week

sou de algodão | 27 de novembro de 2020

Patrocinado pelo Movimento Sou de Algodão, estilista apresentou coleção intitulada Desconstruir, que ressaltou detalhes artesanalmente produzidos e destacou-se pela moda autoral

O estilista Ronaldo Silvestre apresentou no Brasil Eco Fashion Week sua nova coleção intitulada Desconstruir, inspirada em sua trajetória e valores pessoais. As peças, desenvolvidas com o patrocínio do Movimento Sou de Algodão, se destacaram pela moda autoral nos processos criativos no design sustentável de tecidos e formas. Os looks foram exibidos digitalmente durante o evento, no dia 26 de novembro.

Ao todo, foram 10 peças desfiladas que chamaram atenção pela ideia de trabalhar o look como uma segunda pele. A linha conta com vestidos, camisetas, calças e casacos de paleta de cores azuis e pretos com detalhes bordados mão, que ressaltam a originalidade das criações em denim.

Segundo Silvestre, a nova coleção envolveu o trabalho das costureiras, bordadeiras e alunas do Instituto de Igualdade, Transformação e Inovação Social, do qual é fundador e presidente. A atividade artesanal leva traços autênticos da essência da moda brasileira para todas peças do desfile.

“A cada nova coleção, um novo desafio, que no final sempre revela pouco da minha vida, dos meus valores e dos meus processos criativos, que envolvem a sustentabilidade dos tecidos, do corte e da modelagem. Envolver também o Instituto ITI continua como destaque nos desfiles, já que a artesania em detalhes não pode faltar”, afirma o estilista.

A manipulação têxtil e as coleções sustentáveis são elementos norteadores para Ronaldo, que atua desde XX. Durante os anos, se destacou por se debruçar sobre os tecidos e matérias-primas criando vazados, jogos de lisos e transparências, volumes e texturas.

“Nas coleções procuro transmitir as metáforas da minha vida e as minhas percepções sobre o mundo. As peças misturam estilos funcionais, delicados e exuberantes, manualmente produzidas pelas alunas do Instituto, criando roupas únicas e atemporais”, comenta.

“Estamos felizes em poder apoiar, novamente, o Ronaldo Silvestre. Suas coleções, além de inspiradoras, usam a moda como uma agente transformador de vida e atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, através da capacitação com cursos de qualificação profissional e geração de renda nas áreas de costura, bordado e artesanato sustentável. Os resultados comprovam o sucesso do projeto em todos os desfiles”, finaliza Milton Garbugio, produtor e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 36% de toda a produção mundial de algodão sustentável.