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releases / Movimento Sou de Algodão lança uma corrente para quase 1.000 marcas parceiras do setor têxtil compartilharem as suas iniciativas ambientais

sou de algodão | 6 de julho de 2022

A campanha lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente uniu participantes para compartilharem boas práticas que prezam por um futuro mais responsável 

A iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), lançou a #PorUmFuturoResponsavel, no dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A campanha visa estimular e impulsionar as mais de 970 marcas parceiras a compartilharem, nos respectivos perfis das redes sociais, as boas práticas que adotam na fabricação de seus produtos. A proposta é difundir as iniciativas que promovem a preservação do meio ambiente, como a escolha de algodão brasileiro para a confecção de peças têxteis.

Atualmente, as empresas participantes do Sou de Algodão ajudam a promover o uso da fibra nacional que possui certificação do Programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável) na fabricação das peças. Na última safra, cerca de 84% da matéria-prima ganharam esse reconhecimento. 

Conheça os principais projetos compartilhados pelas marcas parceiras

A iniciativa da Abrapa une todos os agentes da cadeia do algodão, desde o homem do campo até o consumidor final, em torno de uma moda mais consciente e responsável. E essa campanha específica resultou em um engajamento de 152 marcas parceiras da indústria têxtil. Por esse motivo, selecionamos 5 diferentes iniciativas que representam uma amostra do quanto a cadeia da moda está se engajando para a conservação do meio ambiente.

Renner lança calças jeans rastreáveis no programa SouABR

O primeiro exemplo é o programa de rastreabilidade, que possibilita o conhecimento de todas as empresas participantes e o caminho que o algodão certificado percorreu, desde a saída da fazenda, que tem certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até chegar às mãos do consumidor. Ao participar do Programa SouABR, a marca demonstra o compromisso em entregar transparência e credibilidade, ao respeitar o meio ambiente e o trabalhador. Por causa disso, recebe uma certificação socioambiental, já que o protocolo engloba 183 itens nos pilares ambiental, social e econômico.

Min aposta em créditos de carbono em parceria com projeto One Tree Planted – https://www.instagram.com/p/CebD0lHMwG2/ 

Além do uso de algodão certificado Better Cotton Initiative (BCI), a marca também possui uma parceria com o projeto socioambiental ONE TREEPLANTED. Com isso, diminui e compensa as emissões de carbono na atmosfera, por meio do plantio de árvores na Amazônia.

Mensageiro dos Sonhos não utiliza mais plástico nas embalagens e distribui sementes para os consumidores – https://www.instagram.com/p/CebP1hmMdl5/ 

Com uma coleção chamada “Natureza”, a Mensageiro dos Sonhos trabalha com distribuição de sementes de árvores, malhas com material reciclado e fibra natural, além da embalagem sem plástico. Outras ações pensadas para caminhar em direção a um futuro mais responsável, é a área de preservação na fábrica e tratamento ecológico de parte do esgoto. Por último, a marca conta com a parceria da Espaço Silvestre para reverter recursos para auxiliar na reabilitação e soltura de animais em Santa Catarina.

Tecidos Constâncio Vieira tem compromisso com a água utilizada na produção e com a biodiversidade – 

https://www.instagram.com/p/Cebq2PRA07I/ 

A tecelagem tem tratamento de água, de efluentes e de água de reuso, reflorestamento próprio de eucalipto, recuperação de mais de dez nascentes, preservação da biodiversidade local, direcionamento inteligente das sobras de produção e, por último, escolha de fornecedores responsáveis para promover uma cadeia sustentável.

Urbano Têxtil é exemplo no tratamento de resíduos – 

https://www.instagram.com/p/CecIfUAvxjZ/ 

Além de fazer parte do programa “descarte zero de produtos químicos perigosos”, conhecido como ZDHC, a malharia também possui estação de tratamento de efluentes e produz malhas recicladas. A fábrica também tem uma caldeira com baixa emissão de poluentes, faz reciclagem de resíduos e possui máquinas que trabalham com relação de banho baixo, onde a cada quilo de malha, são utilizados somente quatro litros de água.

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR.

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