releases / João Pimenta faz collab com Sou de Algodão na edição 57 do São Paulo Fashion Week
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O algodão foi o protagonista na coleção streetwear marcada por novos estilos, que homenageou monumento centenário na capital paulista
No último domingo, 14, o estilista parceiro João Pimenta trouxe o algodão no centro de sua coleção, em desfile emocionante no terraço do Edifício Martinelli, que completa 100 anos em 2024, e vem agitando a agenda cultural do centro histórico da cidade de São Paulo. O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), participou em collab nesse desfile que contou com 120 looks, apresentados para cerca de 300 convidados, entre jornalistas de moda e comportamento e apoiadores.
Em um relacionamento que já dura seis anos com o Sou de Algodão, e após uma visita especial à fazenda de algodão, João Pimenta pensou em outras possíveis parcerias entre a sua marca e o movimento. Foi o desejo de produzir uma nova coleção, mais voltada ao streetwear com o algodão como matéria prima, que fez com que o estilista chegasse à ideia de uma colaboração na primeira edição do SPFW do ano. “Trabalho muito com materiais exclusivos, diferenciados e experimentais, mas queria estar com um produto que fosse mais verdadeiro, como o algodão. Ele é um tecido que conhecemos a procedência, além de ter fácil manuseio, costura e lavagem”, contou.
As composições, no segmento de moda masculina, trouxeram camisas polo, camisetas estampadas, bermudas e calças cargo para a passarela. A essência urbana, traduzida por meio da alfaiataria conhecida de João Pimenta, fez alusão ao local do desfile, que completa 100 anos em 2024. Com as estampas tie-dye e xadrez, remetendo ao clima urbano desejado pelo estilista, a escolha da matéria prima – o algodão – foi pensada para alcançar a simplicidade e a democratização que a coleção reflete. Cerca de 70% da coleção apresentada foi produzida com algodão, para trazer o conceito mais utilitário às peças. Para João, a fibra auxilia na praticidade e na facilidade de manuseio, e também a alcançar uma costura bem feita.
“Essa coleção é o resgate desse masculino menos fluido, mas sem renunciar ao nosso público. Queremos abraçar essa estética que é um pouco mais do menino da rua, do skatista, do surfwear, e tentar pensar numa diversidade real. O desejo é de incluir sem excluir”, contou.
Para João Pimenta, a collab com o movimento Sou de Algodão, que promove a moda responsável por meio do uso da fibra natural e nacional, amplia as possibilidades de concretizar uma moda mais acessível e diversa. “Essa parceria é uma possibilidade muito legal de conhecer esses fornecedores que são parceiros do movimento, já que eu não tinha esse espaço nas fábricas. O Sou de Algodão me apresentou essas empresas e conhecemos novos materiais. Então, essa collab, na verdade, vem como uma forma de evolução para a minha marca, tendo mais diversidade de tecidos e conhecimento sobre a tecnologia que envolve alguns produtos”, afirmou.
Ao conhecer os fornecedores e as fábricas, agora o objetivo de Pimenta é conseguir comprar algodão em maior quantidade, profissionalizando, assim, o seu trabalho. As empresas parceiras Ibirapuera Têxtil, RenauxView, Tecidos Constâncio Vieira e Textilfio apoiaram o desfile.
Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, comemora a parceria de sucesso, já que este é o segundo desfile em collab com o estilista. “Saber que o algodão brasileiro tem conquistado espaço, cada vez mais, nas principais semanas de moda no Brasil, nos mostra que o nosso trabalho de promoção da fibra natural, nacional e responsável, vem ganhando a relevância que desejávamos, desde o início. Fazer uma coleção, em parceria com um grande talento, como o João Pimenta, nos enche de orgulho. Queremos que o algodão seja a principal escolha da moda brasileira” finaliza.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
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