releases / Cotton Trip 2025: Sou de Algodão promove imersão no campo com jornalistas
sou de algodão |
Em parceria com a SLC Agrícola, movimento levou comunicadores de Moda e Agro para conhecerem o caminho percorrido pelo algodão
Na última terça-feira (15), o movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), promoveu mais uma edição da Cotton Trip, reunindo cerca de 40 convidados – entre 30 jornalistas de Moda e Agro e representantes de empresas que apoiam o movimento – em uma imersão única no universo do algodão brasileiro. A ação, que faz parte do pilar informacional do Sou de Algodão, teve como objetivo estreitar os laços entre a imprensa e a cadeia produtiva da fibra, conectando o campo à moda nacional.
A viagem teve início na sede da Fazenda Pamplona, do Grupo SLC Agrícola, em Cristalina (GO), com um café da manhã especial e uma série de apresentações sobre o cultivo do algodão, os pilares ESG da empresa e o papel da Abrapa. Na sequência, os participantes seguiram para a lavoura, onde puderam vivenciar de perto o cultivo e o cuidado envolvido em cada etapa da produção.
A visita se estendeu até a algodoeira da fazenda, onde foi possível conhecer o processo de beneficiamento. Na parte da tarde, o grupo seguiu à Brasília, encerrando a experiência, na sede da Abrapa, para conhecer o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), os programas de sustentabilidade, o movimento Sou de Algodão e suas ações de engajamento com a moda nacional e o programa de rastreabilidade completa do algodão, o SouABR.

“Essa foi a edição com o maior número de jornalistas desde o início da Cotton Trip, em 2018. O que mostra que estamos conseguindo gerar interesse, diálogo e conexão real entre a imprensa, a moda brasileira e o campo. Essa aproximação é fundamental para que cada vez mais pessoas compreendam a importância do algodão nacional, sua rastreabilidade e o impacto positivo que ele pode gerar em toda a cadeia”, afirma Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora do Sou de Algodão.
Mariane Pagano, representante da Bayer, destaca a importância da press trip para esclarecer a conexão entre o agro e a moda. “Para a Bayer, é muito importante fazer parte da Cotton Trip, pois somos parceiros do movimento e da Abrapa desde o início. O Sou de Algodão faz muito bem essa conexão do agronegócio com o guarda-roupa, e essa viagem representa isso da melhor forma”.

Além da Bayer, marcaram presença representantes de empresas apoiadoras como TMG, Corteva, Nortène, FMC, Syngenta, Tama Brasil, Fendt e Döhler, e também jornalistas de veículos como ELLE, Harper’s Bazaar, FFW, Hylentino, Canal Rural, Terraviva, Nordestesse, Não Tenho Roupa, Metrópoles, Agromais, Canal do Boi, Costura Perfeita, FashionUnited, GBL Jeans, Guia Jeans Wear, Money Times, GestAgro 360º, Exame, TecMundo, The AgriBiz, Gazeta do Povo, Agrofy News, AgFeed, Notícias Agrícolas e Portal Agro Summit.
“Eu acho que a Cotton Trip é uma das ações mais importantes do setor, principalmente para a gente que é repórter e não tem tanta familiaridade com o dia a dia do campo. Dessa forma, em um evento como esse, nós pudemos conhecer de perto a cotonicultura, e também entender melhor o funcionamento de todo o processo, desde o plantio até a colheita”, reitera César H. S. Rezende, jornalista de Agro e Macroeconomia da Exame.
Para os jornalistas de Moda, a Cotton Trip ajuda a entender o início da cadeia, como citou Daniela Falcão, fundadora do Nordestesse. “Para quem trabalha com a moda, é essencial entender todas as variáveis, o processo todo pela qual a peça de roupa passa. Não é só quem faz as nossas roupas, mas também quem planta, lá no início, a fibra que vai dar origem a isso”.

“Temos muito orgulho em abrir as portas das fazendas e das instituições que fazem parte dessa cadeia. A Cotton Trip mostra na prática o que significa a rastreabilidade da semente ao guarda-roupa, e reforça nosso compromisso com a transparência, a inovação e a responsabilidade do algodão brasileiro”, destaca Marcio Portocarrero, Diretor Executivo da Abrapa.
A Cotton Trip é uma das ações de engajamento mais estratégicas do movimento, promovendo o encontro entre quem cultiva o algodão e quem transforma essa fibra em informação, moda e inspiração. O seu propósito é contribuir para a valorização da produção nacional, e ajudar jornalistas a entenderem, de forma prática, como o algodão cultivado de forma responsável se transforma em uma peça de roupa e outros produtos.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_