releases / 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é apresentado para estudantes da Anhembi Morumbi
sou de algodão |
Estudantes dos cursos da área de moda da instituição paulistana foram apresentados ao concurso durante palestra promovida pelo movimento Sou de Algodão e André Hidalgo, diretor criativo da Casa de Criadores
Na última terça-feira, 27, estudantes dos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi participaram de palestra promovida pelo movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Na ocasião, cerca de 90 alunos e docentes puderam conhecer mais do movimento e principalmente do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso de estudantes que vai revelar ainda este ano o novo nome da moda autoral brasileira.
O evento contou com a apresentação da gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, Manami Kawaguchi Torres, e também do fundador e diretor artístico da Casa de Criadores, André Hidalgo. Durante a conversa, Manami falou um pouco sobre o movimento, seu relacionamento e ações com as marcas e estilistas parceiros e também sobre o objetivo de promover uma moda mais consciente e responsável, que traz como matéria-prima central o algodão brasileiro. Além disso, ela contou com a colaboração de Hidalgo para apresentar a Casa de Criadores, maior evento de moda autoral da América Latina, e também o concurso que ambas as marcas promovem juntas.
Deborah Serretiello, coordenadora de Grande Area (cursos nas áreas de Artes e Moda) da Anhembi Morumbi, citou que a palestra foi fundamental para que os alunos sejam incentivados a se aproximarem das marcas e movimentos de moda brasileira “É importante que os jovens estabeleçam uma relação com a cadeia toda do setor de algodão e do Design de Moda dentro de um concurso criativo. Isso causa um estímulo no estudante para que ele estabeleça uma ponte entre a vida estudantil e o mercado de trabalho, que é enorme e super importante no Brasil”.
A palestra despertou o interesse não só dos professores da instituição, mas também de estudantes como Priscila, de 31 anos, que atualmente cursa o 3º semestre de Design de Moda. “Eu não conhecia o movimento Sou de Algodão e nem a Casa de Criadores. Eu achei muito importante discutirmos a pauta da sustentabilidade e das matérias-primas nacionais. É muito bom ver a criatividade dos estudantes de moda brasileiros sendo valorizada, e por isso pretendo me inscrever. Tive algumas ideias conforme fui vendo imagens das criações dos estilistas que já participaram do concurso”, declarou.
Além de Deborah Serretiello, outros docentes dos cursos de moda da universidade, como Felipe Fleury e Cláudia Regina Martins, revelaram que valorizam iniciativas como o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, porque trazem visibilidade e repertório aos estudantes. “Acho interessante para eles, porque é uma ótima oportunidade a nível nacional e também porque conecta o que trabalhamos em sala de aula em relação ao mercado”, citou Felipe.
Durante o encontro, Manami e André não deixaram de destacar que esperam muita atenção em relação à diversidade regional entre os finalistas deste ano. Os organizadores do 3º Desafio desejam fortalecer esta representatividade nacional ao selecionar estudantes de todas as regiões brasileiras durante a etapa final do concurso.
O 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores tem como objetivo atrair alunos de graduação e dos cursos técnicos profissionalizantes da área da moda e design, de todas as partes do Brasil. Na edição anterior, o Desafio recebeu mais de 400 inscrições vindas de todas as regiões do país, evidenciando um crescente engajamento com a temática.
Como se inscrever no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal http://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_