Loading...

apoiadores / BASF

A inovação no DNA

Atuando há mais de 150 anos no mundo todo, a alemã BASF é uma das mais importantes empresas no segmento de inovação química e que desempenha um forte papel no universo da agricultura. Aqui no Brasil, a operação teve início há 109 anos, quando o primeiro escritório foi fundado no Rio de Janeiro. Em 1959, Guaratinguetá recebeu a primeira unidade de produção fora da Alemanha, confirmando o Brasil como ponto estratégico para a companhia.

Entre as inovações trazidas ao mercado pela BASF, estão o pigmento índigo, responsável pela coloração azul do jeans, o fertilizante sintético, que revolucionou a produção global de alimentos, e a fita cassete, tecnologia marcante no mercado fonográfico.

Foi em meados de 1980 que a empresa instalou a Estação Experimental Agrícola em Santo Antônio da Posse, no interior de São Paulo. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao combate de pragas e doenças que atacam os principais cultivos agrícolas do Brasil e da América Latina.

 

Colaboradores

  • 118.000 no mundo
  • 6.200 colaboradores na América do Sul
  • 4.200 somente no Brasil

 

Ações socioambientais

Programa Mata Viva

Realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO, desenvolve soluções para proteger os rios e corpos hídricos, beneficiar a biodiversidade nos biomas da Mata Atlântica e contribuir com a conservação ambiental nas propriedades agrícolas, de forma a aumentar a disponibilização de água nos corpos hídricos.

  • Recuperação de mais de 300 metros de mata ciliar;
  • 132 hectares de cobertura verde, predominantemente coberta por florestas de diferentes idades, área equivalente a 185 campos de futebol;
  • Mais de 278 mil mudas de diferentes espécies nativas plantadas
  • 33.500 toneladas de CO2 removidos da atmosfera

AgBalance™

Com foco na mensuração da sustentabilidade na agricultura, o projeto AgBalance avalia as práticas sustentáveis de forma holística ao longo de toda a cadeia de valor alimentar. Para chegar a isso, 69 indicadores, cada um ligado a um dos três pilares da sustentabilidade (economia, meio ambiente e sociedade) são calculados através de uma avaliação de cerca de 200 fatores de avaliação. Com isso, o AgBalance™ permite a comparação de diferentes sistemas e empresas agrícolas, processos e produtos, por meio da identificação de fragilidades, seus determinantes e potenciais soluções.

Saiba mais: https://www.basf.com/br/pt/who-we-are/sustainability/management-and-instruments/quantifying-sustainability/agbalance.html

 

BASF e FiberMax®

A BASF, como uma parceria de longo prazo com os cotonicultores do país, desenvolve ferramentas para oferecer um cultivo mais eficiente e sustentável. Um dos seus projetos de sustentabilidade mais relevantes para o mercado do algodão é a marca FiberMax® que, por meio da variedade FM 985GLTP, propicia mais produtividade e aumento da sustentabilidade das lavouras.

As sementes de algodão que pertencem a variedade GLTP facilitam a vida do produtor que está em constante busca de tecnologias que possam impactar na alta qualidade da fibra produzida e que aumentem sua rentabilidade, respeitando rigorosamente as diretrizes ambientais do país.

A safra de 2019 foi a primeira com o cultivo em escala comercial da variedade FM 985GLTP, que alcançou alta produtividade, com rendimento de até 12% acima das demais variedades. O sucesso da variedade vem superando as expectativas do mercado por aliar o que há de melhor em genética e tecnologia para oferecer maior rentabilidade ao produtor. A nova variedade recebeu alta demanda, o que comprova o valor gerado pelo produto, de acordo com o executivo. A aceitação foi um sucesso pelo custo-benefício para o produtor.

Assista a campanha FiberMax® – 100% Algodão:  https://www.youtube.com/watch?v=cMu4gKXSfo8.

 

Depoimento em destaque

 

Siga a BASF

https://www.facebook.com/BASF.AgroBrasil/
https://www.linkedin.com/showcase/basfagriculturalsolutions/
https://www.youtube.com/channel/UClIL5ekESjT0Dy3joXa4Dzg
https://www.instagram.com/basf_br/
https://blogagro.basf.com.br/
https://agriculture.basf.com/br/pt.html