o movimento / apoios / BASF
A inovação no DNA
A BASF está presente em todo o mundo há mais de 150 anos e, no Brasil, a história começa em 1911, com o primeiro escritório, instalado no Rio de Janeiro. No início, a empresa se dedicava apenas à importação, mas em 1959, foi inaugurada a primeira unidade de produção fora da Alemanha, em Guaratinguetá (SP), demonstrando a importância estratégica do Brasil para a companhia.
Os primeiros produtos feitos aqui foram para a indústria de papel e depois, vieram inovações marcantes como o pigmento índigo (responsável pela coloração azul do jeans), além do fertilizante sintético e a fita cassete.
Desde então, a BASF vem crescendo com diversas aquisições e investimentos, como a compra da Suvinil em 1961. No início dos anos 1980, a empresa atuava nos setores de plásticos, têxteis, pigmentos, química, tintas, áudio e vídeo, agroquímicos, entre outros. Neste mesmo ano, foi inaugurada também a Estação Experimental Agrícola em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, local destinado à pesquisa para criação de novos produtos de combate a pragas e doenças que atingem a agricultura do Brasil e da América Latina.
colaboradores
- 118.000 no mundo
- 6.200 colaboradores na América do Sul
- 4.200 somente no Brasil
ações socioambientais
Programa Mata Viva
Realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO, desenvolve soluções para proteger os rios e corpos hídricos, beneficiar a biodiversidade nos biomas da Mata Atlântica e contribuir com a conservação ambiental nas propriedades agrícolas, de forma a aumentar a disponibilização de água nos corpos hídricos.
- Recuperação de mais de 300 metros de mata ciliar;
- 132 hectares de cobertura verde, predominantemente coberta por florestas de diferentes idades, área equivalente a 185 campos de futebol;
- Mais de 278 mil mudas de diferentes espécies nativas plantadas
- 33.500 toneladas de CO2 removidos da atmosfera
Fundação Espaço ECO (FEE)
Iniciativa criada e mantida pela BASF com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, apoiando clientes e parceiros a incorporarem a sustentabilidade em sua estratégia. Nos últimos anos, a FEE tratou de temas atuais de grande visibilidade, como economia circular, programa federal de biocombustíveis (RenovaBio), cosméticos conscientes e construção de cadeias de valor mais sustentáveis.
AgBalance™
Com foco na mensuração da sustentabilidade na agricultura, o projeto AgBalance avalia as práticas sustentáveis de forma holística ao longo de toda a cadeia de valor alimentar. Para chegar a isso, 69 indicadores, ligados aos três pilares da sustentabilidade (economia, meio ambiente e sociedade), são calculados através de uma avaliação de cerca de 200 fatores. Com isso, o AgBalance™ permite a comparação de diferentes sistemas e empresas agrícolas, processos e produtos, por meio da identificação de fragilidades, seus determinantes e potenciais soluções.
BASF e o algodão
O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de pluma e é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo, certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). A BASF, como uma parceria de longo prazo com os cotonicultores do país, desenvolve ferramentas para oferecer um cultivo mais eficiente e sustentável.
Promover uma produção responsável do algodão, com respeito ao meio ambiente e ao trabalhador é a iniciativa do Movimento Sou de Algodão. A BASF apoia essa ação pois sabe que, tão importante quanto ter um portfólio robusto para algodão, é essencial sempre voltar o olhar para cada figura que compõe a cadeia produtiva.