Loading...

releases / Sou de Algodão promove encontros com universidades parceiras em Santa Catarina e Espírito Santo

sou de algodão | 22 de agosto de 2025

As palestras e aulas magnas abordaram temas como moda responsável, rastreabilidade, parcerias acadêmicas e o lançamento do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

O Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), realizou, entre os dias 19 e 21 de agosto, uma série de encontros em universidades parceiras de Santa Catarina e Espírito Santo. As atividades, que foram conduzidas por Manami Kawaguchi Torres, gestora de Relações Institucionais do movimento, trouxeram como pauta a valorização da moda responsável, a importância da rastreabilidade do algodão, o fortalecimento do diálogo entre a academia e a indústria e o lançamento da 4ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.

Segundo Manami, essas iniciativas cumprem um papel essencial na formação dos novos profissionais. “Dentro do Sou de Algodão, acreditamos que é com os futuros profissionais que conseguimos construir um olhar mais consciente, responsável e inovador para a indústria. Por isso, cada palestra, nova parceria e edição do Desafio representam um convite para que os estudantes considerem o algodão não só uma matéria-prima, mas também um elo entre a criatividade e o propósito”, afirma.

UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): palestra com os estudantes de Engenharia Têxtil

A agenda da semana começou na manhã de terça-feira (19), em Blumenau (SC), com uma palestra no curso de Engenharia Têxtil da UFSC. O encontro reuniu estudantes para conhecerem mais sobre o SouABR, programa pioneiro, idealizado pela Abrapa, que utiliza a tecnologia blockchain para rastrear a cadeia produtiva do algodão, do campo até o produto final, garantindo transparência e promovendo o consumo consciente. Além disso, Manami apresentou o 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso nacional que incentiva estudantes de moda de todo o país a desenvolverem coleções criativas com o algodão como matéria-prima principal. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro de 2026, e o vencedor entra para o line-up oficial da Casa de Criadores.

Manami Kawaguchi Torres com docentes e alunos do curso de Engenharia Têxtil da UFSC / Foto: arquivo pessoal

Maria Elisa Phlippsen Missner, coordenadora do curso de Engenharia Têxtil da UFSC, considerou a palestra sobre a rastreabilidade do algodão muito relevante, já que demonstra como o acompanhamento da fibra, desde a origem até o produto final, agrega valor e credibilidade ao setor. “A parceria entre Sou de Algodão e a UFSC fortalece o curso ao aproximar os alunos de um movimento nacional, oferecendo experiências práticas, oportunidades de pesquisa e ampliando a consciência socioambiental, elementos essenciais para a construção de uma moda responsável e que contribuem diretamente para a formação de profissionais mais preparados e alinhados às demandas atuais do mercado”, completa.

“Saber que o Brasil é referência mundial em rastreabilidade da produção de algodão responsável nos enche de orgulho. O programa desenvolvido pela Abrapa oferece um elevado nível de transparência e confiabilidade, gerando evidências verificáveis da origem, qualidade e conformidade do algodão, desde o fardo registrado até o produto final, que chega ao consumidor. A palestra foi extremamente enriquecedora, tanto para nós, docentes, como para os estudantes”, diz Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, professora do curso na UFSC.

Univali (Universidade do Vale do Itajaí): parceria inaugurada em duas turmas

Ainda na terça-feira (19), à noite, a Univali, em Itajaí (SC), celebrou o início da sua parceria com o movimento. A palestra inaugural reuniu a turma do período noturno do curso de Design de Moda para apresentar as ações realizadas pelo Sou de Algodão desde a sua criação, destacando o engajamento com universidades, marcas e consumidores em favor de uma moda mais responsável. Manami também compartilhou informações sobre as possibilidades que a parceria entre instituições e o movimento pode proporcionar, incluindo a participação dos alunos no Desafio e o acesso a conteúdos, experiências e iniciativas educativas.

No dia seguinte (20), foi a vez da turma matutina do curso participar da palestra inaugural. O encontro reforçou a importância de aproximar os estudantes da prática do setor têxtil, mostrando a relevância da fibra em diferentes etapas da criação de moda e incentivando os jovens a se inscreverem no 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.

As duas turmas do curso de Design de Moda da Univali celebraram o início da parceria com o movimento com uma apresentação especial / Foto: arquivo pessoal

“A palestra foi inspiradora. Ela trouxe para os nossos alunos uma visão muito clara de como o movimento conecta a moda à sustentabilidade, à inovação e à responsabilidade social, valores que são fundamentais na formação de qualquer designer, hoje. Além disso, Manami apresentou o 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que abre espaço para que jovens talentos mostrem seu potencial em coleções autorais, unindo criatividade e propósito. Para mim, ficou evidente o quanto essa parceria amplia as possibilidades criativas e profissionais dos nossos estudantes”, conta Renato Riffel, coordenador do curso de Design de Moda da Univali. “Ter o Sou de Algodão junto da Univali significa abrir portas para que eles experimentem, questionem e criem com mais consciência, sabendo que a moda pode, sim, ser um agente de transformação. É uma oportunidade que fortalece nossa missão de formar designers de moda conscientes e conectados com os desafios profissionais do presente e do futuro”.

FAESA (Fundação de Assistência e Educação do Espírito Santo): aula magna em Vitória

Encerrando a semana, na manhã de quinta-feira (21), a FAESA, em Vitória (ES), recebeu uma aula magna voltada aos estudantes do curso de Design de Moda da instituição. A palestra de Manami abordou a trajetória do movimento, seus projetos de conscientização e parceria com instituições de ensino, além de apresentar os detalhes de inscrição para o 4º Desafio com a Casa de Criadores. A ação marcou a consolidação da parceria entre a faculdade e o movimento, ampliando as oportunidades de troca de conhecimento e incentivo à formação de profissionais.

Aula magna para o curso de Design de Moda da FAESA abordou a trajetória do Sou de Algodão e o 4º Desafio com a Casa de Criadores / Foto: arquivo pessoal

André Lima, coordenador do curso de Design de Moda da FAESA, afirma que a palestra foi fundamental para marcar o início da parceria com o Sou de Algodão, e também para trazer uma visão mais ampla sobre moda consciente e sustentabilidade aos alunos. “Essa conexão vai muito além de uma palestra; trata-se de fomentar experiências, incentivar a pesquisa, a produção acadêmica e a participação dos nossos estudantes em um movimento nacional de grande relevância. Para nós, é uma oportunidade de colocar em prática valores que acreditamos, como responsabilidade socioambiental, criatividade e colaboração, fortalecendo ainda mais a formação dos futuros profissionais”, reitera.

“Esses encontros reforçam nosso compromisso em compartilhar conhecimento e ampliar o alcance de uma moda mais consciente e inovadora. Quando unimos a sala de aula à realidade da indústria, damos aos estudantes a chance de enxergar a moda além da estética, entendendo seu impacto e seu papel transformador. Acreditamos que essa conexão fortalece a nossa missão dentro do movimento, e inspira os jovens a criarem com mais responsabilidade e propósito”, conclui Manami Kawaguchi Torres.

Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_