releases / Vicunha aposta em nova geração de artigos sustentáveis em sua segunda coleção do ano
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Apresentada em evento 100% digital, reforçando o modelo de negócios One Stop Shop com a oferta de soluções integradas em jeanswear, nova coleção aposta na gestão de recursos e resíduos e no lançamento de inovações sustentáveis inéditas no mercado.
São Paulo, 26 de novembro de 2020 – Conectada com o que há de mais novo no universo jeanswear e aos movimentos da moda, a Vicunha, referência global em soluções jeanswear, apresenta sua segunda coleção do ano, desta vez com um portfolio de produtos pautados 100% por tecnologias sustentáveis. As novidades foram lançadas no evento “Online Stop Shop”, transmitido em formato digital nesta terça (24), e reuniu conteúdo de moda, comportamento, inovação e negócios, reforçando o formato que possibilita atender às necessidades do cliente com soluções integradas em um só lugar.
A nova coleção valoriza os processos de transformação e investe na gestão de recursos e resíduos como premissa para o desenvolvimento dos produtos. A fabricante aposta em artigos que contam uma história de sustentabilidade do campo ao consumidor final, e mesclam diferentes técnicas e processos, como a combinação de fibras recicladas naturais e sintéticas e processos de tingimento ou preparação que reduzem o consumo de químicos e de água, assim como a utilização de corantes naturais, produzidos a partir de resíduos renováveis. Com estes lançamentos, a Vicunha reforça seu pioneirismo em práticas positivas na indústria do jeanswear, ao oferecer ao mercado de moda novas soluções sustentáveis alinhadas ao espírito do tempo, atrelando conforto, beleza e versatilidade ao menor impacto possível.
“A nova coleção une as tendências de comportamento do indivíduo, da cadeia de moda e da indústria, propondo reflexões de como minimizar desperdícios, inovar em processos produtivos, utilizar o reaproveitamento como premissa e experimentar sempre, testando novas soluções. É preciso entender as transformações do mundo, aplicando-as de forma consciente e assertiva em nosso dia a dia”, comenta Andrea Fernandes, Gerente Geral de Marketing e Inteligência de Mercado da Vicunha.
Sustentabilidade em evolução
Como destaque deste lançamento, a fabricante alia diferenciais de seu processo produtivo, como a reciclagem e recuperação de algodão, além da redução no consumo de água e químicos, a tecnologias exclusivas lançadas em primeira mão com parceiros. É o caso do LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano produzido com 20% de material reciclado pré-consumo e certificação GRS (Global Recycled Standard), inédito na América Latina.
Outra pioneira novidade fica por conta dos tingimentos EarthColors® by Archroma, produzidos a partir de resíduos naturais renováveis como sobras agrícolas não comestíveis, folhas de palmeiras do palmito, cascas de nozes, extração de ervas como o alecrim, além de frutos, substituindo as matérias-primas tradicionais à base de petróleo.
Além dessas tecnologias, a Vicunha traz para esta coleção tecidos com fio de poliéster reciclado ECORAMA da Indorama Ventures, derivado de garrafas PET; e fibra de liocel TencelTM RefibraTM, desenvolvida a partir da polpa de celulose da madeira e do algodão reciclado pós-consumo industrial, derivado de sobras do processo de confecção.
“O caminho da sustentabilidade na moda está aberto e em constante construção e evolução. E nossa jornada de sustentabilidade é baseada em uma visão abrangente de união da cadeia. Neste lançamento, unimos nossas tecnologias já existentes, que nos permitem reciclar e recuperar o algodão do processo fabril, com novas soluções de parceiros para chegar a produtos com o máximo de insumos sustentáveis em sua elaboração. Temos buscado cada vez mais desenvolver tecidos jeanswear que aliem o máximo de qualidade e inovação ao menor impacto e o maior reaproveitamento possíveis”, afirma Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.
A coleção enxuta e assertiva aposta em oito produtos, sendo três no Denim e cinco no Denim Colour, conectados a quatro tendências de comportamento e moda em sustentabildade: Eco Extremo, Resíduos Positivos, Plant Based e – É +.
Confira abaixo as tendências e as novas soluções jeanswear da coleção V.2 para atender aos diferentes perfis e estilos:
Eco.Extremo: Com um caminho em aberto e partindo de uma visão sistêmica, a sustentabilidade na moda está em constante evolução. A trend é baseada na economia circular e busca traduzir o máximo de sustentabilidade em tecidos e shapes, apostando em inúmeras possibilidades e experimentos que combinam diferentes técnicas, processos e materiais. Um casamento perfeito entre as tecnologias Vicunha e de parceiros, que resulta em uma série de produtos inovadores e ultra ecológicos.
Um deles é o denim Taiga (9,4oz), que leva o selo Eco Cycle (Less Water e Recycle) da Vicunha e utiliza as tecnologias TencelTM RefibraTM e LYCRA® EcoMade. No urdume, os fios de algodão reciclado tintos em puro índigo, com redução no consumo de água, garantem um azul intenso e versatilidade na lavanderia, perfeito para acabamentos como sal pimenta.
Já no Denim Colour, a novidade é o tecido Eco Forest (9,2oz), que além das tecnologias TencelTM RefibraTM e LYCRA® EcoMade, leva os fios de poliéster reciclado ECORAMA da Indorama Ventures, derivado de garrafas PET, e tingimentos de corantes naturais EarthColors® by Archroma, nas cores marinho, marrom, verde e preto.
O estilo upcycling, patchwork, panelled, de contrastes, new folk e os efeitos vintage traduzem um novo momento para a moda.
Resíduos positivos: Valoriza a conexão do campo com o consumidor e o investimento na gestão e transformações de resíduos da fibra mais usada no jeanswear: o algodão. Esta trend dá luz ao manuseio responsável do algodão, a partir das certificações ABR e BCI e ressalta a importância da reastreabilidade e da transparência na cadeia de moda.
As novidades levam o selo Eco Cycle da Vicunha: os denim com algodão reciclado Zatar (11,4oz) e Zat Black Black (10,6oz) se destacam ainda pelos tingimentos diferenciados: o primeiro deles com azul intenso para ser explorado desde o dark ao baby blue, e o segundo no black super intenso, ambos versáteis em lavanderia.
O estilo da trend é contemporâneo e valoriza o upcycling, que explora a alfaiataria, looks com contrastes de volumes (oversized & justos) e tons (reservas de cor). As modelagens desencontradas, 80´s, girly e pretty stravaganza completam o mood.
Plant Based: O reaproveitamento de materiais é uma das alternativas promissoras para sustentabilidade na moda. No jeanswear, o conceito que se originou com o algodão reciclado se expande para outros materiais que também vêm da terra, como flores, frutas, cascas e sementes, que permitem tingimentos naturais. Agora, esses resíduos orgânicos originam pigmentos que dão vida a um denim colour cada vez mais inspirado na natureza, construindo novas relações com o que vem da terra.
Os novos artigos do Denim Colour Pantanal (9,4oz) e Amazônia (9,5oz) trazem a inovação dos corantes EarthColors® by Archroma. Além disso, Amazônia conta com as tecnologia LYCRA® EcoMade, TencelTM RefibraTM e algodão reciclado Vicunha.
Ambos são ideais para shapes que traduzem o novo workwear, mais inspirado na jardinagem e minimalista, assim como calças confortáveis slim fit, sempre guiados pelos tons terrosos.
-É +: A ascensão do essencial na vida das pessoas se traduz na indústria pela redução de processos, trazendo a união do denim colour rígido e estruturado com a valorização do aspecto natural, raw e bull denim.
Destaque para as sarjas 100% algodão Astra (11,4oz) e Renzo (11,9oz), produzidas com algodão reciclado no urdume e na trama, conferindo destaque para a construção de shapes em alfaiataria e uma lavanderia minimalista, evidenciando o aspecto natural do algodão.
O estilo carpenter, a alfaiataria minimal e o clean look ditam esta tendência.
Link com todas as imagens: https://we.tl/t-rhsRpUcawv
Acompanhe a Vicunha pelo @vicunhabrasil e saiba mais sobre suas soluções em jeanswear através do site: vicunha.com
Sobre a Vicunha
Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e denim colour. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.
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BIANCA CHIOCCOLA
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