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releases / Sou de Algodão foi um dos destaque da SPFW N58

SPFW | 22 de outubro de 2024

O desfile, que enalteceu as manualidades brasileiras, teve repercussão nos principais veículos da imprensa nacional e mais de 300 menções nas redes sociais

Na última sexta-feira, 18 de outubro, o movimento Sou de Algodão apresentou seu terceiro desfile na maior semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Com o tema Manualidades, a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), comemorou a participação na edição N58, que reuniu 12 estilistas parceiros para entregar 36 looks feitos com as técnicas manuais mais conhecidas. A direção criativa foi de Paulo Borges, o styling por Paulo Martinez e a beleza foi assinada por Vanessa Rozan.

A sala de desfile contou com mais de 580 presentes, entre representantes de apoiadores, associações estaduais, marcas parceiras, influenciadores e imprensa nacional, que puderam ver de perto os looks feitos a partir de técnicas como crochê, tricô, macramê, patchwork e aplicações. Além disso, pelo menos 70% da matéria-prima usada foi algodão.

Sou de Algodao
SPFW N58
Foto: Ze Takahashi / @agfotosite

Sou de Algodao
SPFW N58
Foto: Ze Takahashi / @agfotosite

Os estilistas Adriana Meira, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walério Araújo e Weider Silverio criaram três peças cada, dentro do tema, se baseando no DNA de suas próprias marcas.

“A parceria com grandes nomes da moda nacional, que fazem do algodão a principal matéria-prima de suas criações, reforça nosso compromisso com uma moda responsável e genuinamente brasileira. A fibra valoriza o que temos de melhor, desde o cultivo até a passarela, promovendo uma cadeia produtiva mais consciente,” afirmou Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, destacando a importância dessa conexão entre o Sou de Algodão e os estilistas na SPFW.

Assim como nomes importantes da moda, grandes representantes do agro brasileiro marcaram presença no evento. Apoiadores do movimento, como BASF e Bayer, o vice-presidente da Abrapa e as associações estaduais também puderam celebrar o algodão na passarela.

“O desfile foi um momento muito especial para todos nós que fazemos parte da cadeia produtiva do algodão. A semente que produzimos gera uma fibra de qualidade para a indústria. A produção começou na pesquisa e chegou nos estilistas que, com sua pluralidade, trouxeram um lindo desfile. Nós apoiamos iniciativas como o Sou de Algodão, por entendermos a importância da união da cadeia produtiva e da valorização do produto nacional”, explica Valeska De Laquila, Gerente de Produto da BASF.

O impacto do desfile foi notável, com publicações nos principais portais de moda e mais de 300 menções nas redes sociais, marcando não apenas o movimento Sou de Algodão, mas também a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Alguns destaques vão para as matérias: Veja, Forbes, Vogue, ELLE, L’Officiel, Metrópoles e IstoÉ Dinheiro.

“A cada participação do movimento na SPFW, temos a certeza de que estamos no caminho certo para dar a visibilidade que o algodão brasileiro merece. Nada melhor do que falar diretamente com o consumidor final, por meio de peças feitas por nomes conhecidos desse público e em um evento que movimenta toda a cadeia. Este desfile, assim como os outros, reforçou nosso compromisso com a moda consciente e ecoou a importância da nossa fibra no cenário global”, finaliza Silmara Ferraresi.

 

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