releases / Movimento Um Milhão de Máscaras completa um ano de atuação
marcas parceiras |
A continuidade da pandemia ainda exige esforços para diminuir a contaminação.
Há um ano, um grupo de empresários e profissionais da moda de BH se uniu à UEMG -Universidade Estadual de Minas Gerais, e começaram o movimento Um Milhão de Máscaras (1MM) com o propósito de produzir máscaras para doação.
A VOLMAPE – Voluntárias do Instituto Mário Penna, aderiu ao movimento como entidade e várias outras empresas e pessoas vieram somar construindo uma verdadeira corrente do bem. A solidariedade e o engajamento têm possibilitado atender hospitais, asilos, abrigos, moradores de rua e comunidades vulneráveis.
Visando minimizar os impactos socioeconômicos na cadeia produtiva da moda, foi formada uma rede de costureiras, mulheres que foram fortemente impactadas pelo desemprego ou a falta de trabalho. Estas mulheres passaram a ter na confecção das máscaras a renda para o sustento de suas famílias. Foram repassados mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em pagamentos para as costureiras.
Outro viés importante do movimento 1MM é a sustentabilidade. Esta parceria vem sendo realizada junto aos hospitais de Belo Horizonte usando o SMS material que embala equipamentos para blocos cirúrgicos e que, normalmente, são descartados. É um processo controlado onde os hospitais enviam os recortes que são separados e encaminhados para a produção de máscaras que em seguida retornam aos hospitais, são esterilizadas e distribuídas para equipes das áreas de apoio.
O 1MM caminha com a ajuda de vários parceiros e apoiadores através da doação de recursos, de matérias primas e na organização e execução de toda a logística. Até o momento, já são mais de 700 mil (setecentas mil) máscaras doadas para mais de 100 cidades. Foram atendidas vilas e favelas, comunidades quilombolas e ciganas. Fizemos envios para tribos indígenas em Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas e Paraná, e para populações em situação de vulnerabilidade no norte do estado e no Vale do Jequitinhonha. Além disto foram realizadas duas grandes operações para Manaus no período mais crítico da pandemia por lá que contaram com o apoio do exército e da força aérea brasileira.
Ao longo deste ano, graças ao apoio de muitas pessoas e empresas, o 1MM pôde ajudar tantas entidades e grupos, contribuindo para minimizar a contaminação. Mas é preciso continuar, pois a pandemia ainda permanece e as demandas por máscaras continuam grandes. Assim, decidimos seguir produzindo e doando máscaras para quem necessita. Para isto, precisamos de ajuda para comprar material e remunerar as costureiras autônomas. Pedimos sua contribuição!
COMO AJUDAR?
1- Divulgue o link da campanha, em suas mídias sociais;
2- Sua empresa pode doar tecidos ou malhas para confecção das máscaras;
3- Você ou sua empresa podem doar recursos;
4- Acesse https://evoe.cc/um-milhao-de-mascaras
Se cada um fizer um pouco, ao final teremos feito muito!
#rumoaoummilhaodemascaras
@ummilhaodemascaras
Coordenação: Adriana Moreira, Ana Luiza Amorim, Ana Luiza Lessa, Breno Campi, Gabriela Marcondes,
Isa Paes, Ma. Sther Moreira, Natalie Oliffson, Pedro Rabelo, Sérgio Frade, Rita Engler.