releases / Desfile do Movimento Sou de Algodão no SPFW reúne 18 estilistas destacando a importância da produção responsável na moda
SPFW |
A ação fortaleceu a união entre campo e moda, com produção de Paulo Borges e styling de Paulo Martinez, e apresentou 36 looks exclusivos ressaltando criatividade e tendências
O desfile do Movimento Sou de Algodão foi um dos destaques do segundo dia do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, na quinta-feira (17/11), no Komplexo Tempo, em São Paulo (SP). A ação inédita e exclusiva, que marcou os seis anos do lançamento da iniciativa no evento, teve a produção de Paulo Borges, criador e diretor do SPFW, e do stylist Paulo Martinez, um dos grandes ícones da moda brasileira.
Outro ponto marcante no desfile foi a trilha sonora, com execução ao vivo pelo violonista Djedah, de 16 anos, de Manaus (AM), que foi convidado por Paulo Borges. Além disso, a cenografia trouxe o algodão para o desfile, por meio de imagens projetadas nas telas, mostrando a fibra natural em seu espaço original. As tecelagens Unitêxtil e Canatiba forneceram os tecidos que estavam presentes na parte aérea e no piso da passarela, respectivamente. As duas empresas cederam os tecidos para, depois, serem doados ao Instituto ITI, projeto social do estilista Ronaldo Silvestre, que atua na capacitação de mulheres em condições de vulnerabilidade social, preparando-as para serem empreendedoras na moda e no artesanato.
O destaque da maquiagem, assinado por Marcos Costa, ficou a cargo das pinceladas coloridas em branco, azul, vermelho, marrom e amarelo, seguindo as cores dos looks e evolução de cores da passarela, que apareceram em diferentes posições no rosto ou no corpo dos modelos. “Principalmente na pele, a palavra de ordem é naturalidade. Muito bem hidratadas, o viço brilha sob a luz. Os lábios, seguindo a mesma linha, receberam uma camada generosa de balm”, explicou Costa.
Looks
A produção dos 36 looks teve a participação de 37 empresas parceiras do Movimento Sou de Algodão, sendo 18 marcas de estilistas, que também fazem parte do line-up oficial do SPFW, e 19 tecelagens, malharias e fiações.
O desfile levou a união de grandes nomes: Amapô, Ateliê Mão de Mãe, AZ Marias, Dendezeiro, Heloísa Faria, Isaac Silva, Korshi 01, Martins, Maurício Duarte, Meninos Rei, Naya Violeta, Rocio Canvas, Ronaldo Silvestre, Santa Resistência, Silvério, Soul Básico, TA Studios e Thear. Com isso, o desfile reuniu conceitos criativos que passaram pelo minimalismo e multifuncionalidade aliados a temáticas sociais de gênero, identidade e raízes culturais, reforçando a ideia de que o algodão é democrático e diverso.
Todas as produções contaram com tecidos e materiais disponibilizados por Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, Círculo, Dalila Ateliê Têxtil, Fios Pingouin, Innovativ Tecidos, Lunelli Têxtil, Paranatex, Peripan, RenauxView, Santanense, Santista Jeanswear, Tecidos Constâncio Vieira, Teray Têxtil, Têxtil Piratininga, Textilfio, Urbano Têxtil e Vicunha.
Criação
A estilista Cíntia Félix, da AZ Marias, disse que iniciativas de fomentar e encomendar projetos especiais para desfiles são importantes para o fortalecimento da fibra. “O algodão é uma matéria-prima que precisa ser mais divulgada e desmistificada para que os criadores e os consumidores tenham mais acesso a ela que é nacional, pensada e criada em nosso país com certificações”, reforçou.
Já a estilista Mônica Sampaio, da Santa Resistência, disse que o desenvolvimento dos dois looks foi pensado na liberdade que o tecido de algodão traz para quem utiliza. “Eles foram feitos com base no frescor, respiro e que a matéria-prima proporciona. Tudo para trazer o movimento e o contato que a fibra traz com o corpo nos dando a sensação de liberdade”, explicou.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Pedro Schenkel, que acompanhou o desfile de perto, o que faz o algodão ter potência para chegar às passarelas são as boas práticas agrícolas.
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