releases / Cotton Trip reúne indústria têxtil nacional em imersão sobre o algodão brasileiro
marcas parceiras |
Representantes de fiações, tecelagens e corretoras participaram da experiência que fortalece conexões entre campo e indústria
No terceiro dia da programação da Cotton Trip 2025, realizada na última quinta-feira (17), o movimento Sou de Algodão e a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) receberam representantes de 33 empresas da indústria têxtil nacional, incluindo fiações e tecelagens, e corretoras, para uma imersão completa no universo da cotonicultura brasileira. A iniciativa integra o pilar de relacionamento do movimento, que visa fortalecer os vínculos entre os principais elos da cadeia produtiva da moda e a origem da matéria-prima.
Com uma programação que passou por apresentações técnicas, visitas à lavoura e à algodoeira da Fazenda Pamplona, do Grupo SLC Agrícola, em Cristalina (GO), além de um encontro na sede da Abrapa, em Brasília (DF), o dia foi dedicado a promover conexão e diálogo entre o campo e a indústria.

Jonas Nobre, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Junta de Corretores de Algodão da BBM, considera a Cotton Trip uma ação fundamental de aproximação entre os setores produtivo e industrial. “Estar na Fazenda Pamplona com um grupo tão grande de profissionais têxteis nos ajuda a entender melhor as ações da Abrapa e do Sou de Algodão, além de trazer conhecimento para que todos aprendam um pouco mais sobre o algodão, e para que o uso dessa fibra seja cada vez mais difundido”, afirma.
Além da BBM, participaram empresas como Canatiba, Capricórnio Têxtil, Cedro Têxtil, Covolan, Ematex, Fiasul, Fios Bem, Fiteca, Ibratex, Incofibras, Incofios, Paraguaçu Têxtil, Paranatex, Rossignolo, Santana Textiles, Santista Têxtil, Sergifil, Sergitex, Têxtil Bezerra de Menezes, Têxtil RenauxView e Vicunha, além de representantes do Núcleo Vale das Toalhas – iniciativa que reúne 18 empresas de Brusque (SC) especializadas em banho e cama. Também estiveram presentes corretoras como Laferlins, Robert Daniel e Santiago Cotton, além de representantes da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e Unique Commodities, como apoiadores da ação.
“O fortalecimento de toda a indústria têxtil deve passar por todos os elos da cadeia, e é muito interessante conhecer o elo anterior, que é a produção da nossa principal matéria-prima. Essa iniciativa é muito interessante, fortalece e eleva a produção de algodão do Brasil, e todos nós ganhamos com isso”, reitera Fábio Mascarenhas, CEO da Cedro Têxtil.

“O relacionamento com fiações, tecelagens e empresas estratégicas do setor têxtil é muito importante para que a fibra brasileira continue avançando em qualidade, rastreabilidade e reconhecimento. Receber esses profissionais e parceiros no campo é uma forma de valorizar e estreitar ainda mais os laços que sustentam essa cadeia produtiva”, diz Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora do Sou de Algodão.
O dia consolidou o papel da Cotton Trip como uma das mais relevantes iniciativas de aproximação entre o algodão brasileiro e os diferentes segmentos que atuam na transformação da fibra.
Marcio Portocarrero, Diretor Executivo da Abrapa, destaca a ligação entre o campo e o setor. “É muito simbólico quando reunimos todos esses elos para conhecerem de perto como a fibra é cultivada, processada e cuidada desde a origem. A indústria têxtil tem uma função fundamental na difusão do algodão nacional, e essa conexão direta com o campo potencializa a valorização do que produzimos com tanta responsabilidade”.

“É uma grande oportunidade participar dessa viagem, pois podemos ver de perto a nossa principal matéria-prima sendo cuidada com tanta tecnologia, através de um processo responsável e extremamente alinhado ao que a Cataguases acredita. Ver de perto uma estrutura tão robusta como essa no Brasil é realmente admirável, e fortalece ainda mais o agronegócio e a cadeia têxtil”, destaca Caroline Souto, Diretora Comercial, MKT e Pessoas da Cataguases.
Ao conectar os bastidores do campo às engrenagens da indústria, a Cotton Trip mostra que o futuro da moda brasileira passa por relações mais próximas, transparentes e conscientes, deixando o algodão no centro dessa transformação.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_