releases / Conexão Denim promove diálogos sobre moda responsável no Denim City
marcas parceiras |
Encontro integrou as ações do projeto Talentos Senac, e aproximou estudantes, empresas e profissionais para discutir os caminhos de uma moda mais responsável
O Denim City, em São Paulo, foi palco na última quarta-feira (10) do Conexão Denim, encontro promovido em ação conjunta pelo movimento Sou de Algodão, a Covolan Denim e o Senac SP. O evento faz parte das iniciativas do projeto Talentos Senac, que aproxima a academia da indústria têxtil e da criação autoral, oferecendo aos estudantes a oportunidade de vivenciar processos reais da moda brasileira.
O Talentos Senac é um projeto anual do Senac SP, que seleciona alunos por meio de edital. Nesta edição, 15 estudantes foram escolhidos para desenvolver dois looks cada, totalizando 30 criações, que serão apresentados na Casa de Criadores, em dezembro. A coordenação criativa é do estilista João Pimenta, consultor criativo da instituição e parceiro do movimento.
No encontro, mediado por Manami Kawaguchi Torres, gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, foram apresentados cases e reflexões sobre como conectar iniciativas responsáveis a um futuro mais positivo para a moda brasileira. Manami destacou o avanço da rastreabilidade do algodão promovida pela Abrapa, que já soma quase meio milhão de peças rastreadas em parceria com grandes varejistas.

Carolina Ferraz, diretora de projetos da Covolan, compartilhou as práticas de sustentabilidade da empresa, que incluem a preservação de recursos hídricos e o investimento em certificações internacionais. “Foi um momento muito especial, todos ficaram profundamente envolvidos e com vontade de levar essa conversa para outros espaços. Quando falamos diretamente com alunos, o impacto é ainda maior, porque refletir sobre ética e sustentabilidade no início da carreira torna mais fácil se posicionar no mercado, enquanto produto e marca, a partir dessa filosofia”, afirma Carolina.
Já João Pimenta trouxe a sua experiência como criador, ressaltando que a escassez sempre foi um motor de inspiração em sua carreira, levando-o a reaproveitar tecidos e valorizar matérias-primas responsáveis. “O encontro mostrou o comprometimento do movimento em fazer com que a moda brasileira cresça e evolua. A junção entre academia, alunos e indústria é fundamental para formar novos talentos preparados para o mercado. Foi muito estimulante perceber como a sustentabilidade foi abordada de forma clara e objetiva, e ver a indústria interessada nos futuros criadores e marcas. Esse tipo de experiência faz toda a diferença para que os estudantes entendam o que está acontecendo no mercado e possam construir um futuro mais consciente para a moda”, reitera o estilista.

“Participar deste talk foi uma experiência incrível. Como coordenadora, é gratificante poder proporcionar aos alunos esse tipo de interação entre produtores, indústria e criadores de marca. Foi uma conversa rica, e que certamente impactou os estudantes de forma positiva”, destaca Ana Paula Mendonça Alves, coordenadora do Bacharelado em Design de Moda do Senac São Paulo.
Para Manami, a conexão entre academia, indústria e criação é fundamental para transformar o setor. “Nosso objetivo com o Conexão Denim foi justamente criar esse espaço de diálogo entre diferentes elos da cadeia da moda, do campo à indústria, passando pela academia e a criação autoral. Quando aproximamos diversos pontos de vista, conseguimos enxergar de forma mais clara como cada iniciativa contribui para um futuro mais responsável e conectado”, diz.

O Conexão Denim também contou com a presença de estudantes do Senac e de jornalistas do trade têxtil, ampliando os diálogos sobre transparência, colaboração, pessoas e conexões – pontos centrais para a construção de uma moda que respeita o meio-ambiente, valoriza pessoas e fortalece a cadeia produtiva nacional.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_