releases / Brandili recebe Selo Verde do Instituto Chico Mendes
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Cada vez mais, o termo ESG (environmental, social and governance) tem pautado as ações das empresas pelo mundo, deixando de ser um diferencial para se tornar algo intrínseco da organização como um todo. Na Brandili, indústria têxtil com quase 58 anos de atuação, a responsabilidade ambiental, social e de governança já faz parte do dia a dia de todos os processos e setores. Para a empresa, os benefícios de estar conectada e integrada com este formato não ficam apenas internamente, eles se estendem para todas as operações envolvidas no negócio, como clientes, fornecedores e consumidores finais. Prova disso é que, recentemente, a organização foi certificada pelo Instituto Chico Mendes, recebendo o nível máximo com o Selo Verde.
Para conceder esse reconhecimento, o instituto avaliou na Brandili a política socioambiental, atendimentos à legislação, gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos, de energia, mudanças climáticas e biodiversidade.
“De forma transparente e responsável, e através da boa governança, há anos temos estruturado nossas bases e vinculando, de forma plena e definitiva, a sustentabilidade à filosofia e estratégia da organização. Na Brandili, colocamos nosso propósito na base dos relacionamentos e confirmamos nosso compromisso de incorporar práticas relacionadas a esse universo em todos os aspectos de nossas operações”, ressalta o gerente de Sustentabilidade da Brandili, Leonir Felipe Soliman Filho.
A têxtil possui diversas iniciativas e projetos voltados à sustentabilidade, que a tornam um forte player no mercado. O Selo Verde vem para atestar que a empresa vivencia os aspectos sustentáveis, agregando valor positivo às operações, produtos e marcas. A certificação também sinaliza para o lojista e para o consumidor final esse diferencial. “O Selo Verde reconhece práticas, iniciativas e o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, atestando que nossa empresa é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa”, explica Jacques Douglas Filippi, diretor-geral da Brandili.
Atualmente, com cinco marcas, a Brandili tem mais de 15 mil pontos de venda no Brasil, 25 lojas licenciadas e cerca de 25 países de exportação. Tanto nas negociações nacionais quanto internacionais, o desempenho socioambiental é um ponto essencial. Para as parcerias com marcas licenciadas como Disney, que já faz parte do portfólio há mais de 15 anos, e Minecraft, que entrou recentemente no catálogo, os selos, certificações e o desempenho socioambiental da indústria foram primordiais no fechamento dos negócios. “Mais do que produzir moda infantil, nos preocupamos em fazer nossa parte para a construção de um futuro cada vez melhor, mais próspero e mais sustentável para nossas crianças. Buscamos construir uma cadeia têxtil que esteja à frente, que estimule o desenvolvimento de nosso segmento pelo exemplo e que, muito além da viabilidade econômica, entregue mais desenvolvimento socioambiental”, comenta o diretor-geral.
Além do selo Chico Mendes, a Brandili também possui certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), selo eureciclo, Sou de Algodão, Abrinq, Eu Visto Brasil, além da participação no Movimento ODS.
Sustentabilidade na prática
Este ano, a Brandili lançou o projeto Mundo Sustentável, que engloba quatro braços da empresa (social, ambiental, econômico e governança) e promove ações de diversas frentes com o apoio dos colaboradores. A iniciativa, que começou a ser desenhada em 2021, propõe a máxima da sustentabilidade 360º para a rotina interna da organização e também em atividades externas. Dividido em três pilares (natureza, coletivo e multiplica), o projeto busca conectar canais, desenvolver novas oportunidades, desenhar estratégias integradas entre os setores, colaboradores e parceiros e, assim, crescer ainda mais com novas iniciativas em prol de um mundo mais sustentável. “Quando falamos sobre o pilar natureza, teremos assuntos que estão em alta relacionados ao meio ambiente, como inciativas e projetos. Já no coletivo, unimos questões como segurança do trabalho e que dizem respeito ao capital humano da nossa empresa. E o multiplica, como o próprio nome já diz, vem para somar. Neste pilar, vamos desenvolver trabalhos de conscientização interna e externa, buscar o engajamento e fazer o acompanhamento das empresas parceiras e subcontratadas”, finaliza o gerente de Sustentabilidade da Brandili.
Sobre a Brandili
A Brandili é uma empresa com foco na produção de moda infantil e possui 58 anos de mercado. Atualmente, tem cinco marcas, mais de 15 mil pontos de venda no Brasil e cerca de 25 países de exportação. Além da loja virtual e de fábrica, a têxtil conta com 25 unidades do Empreenda Brandili, uma rede de licenciamento de lojas. Emprega mais de 2,2 mil colaboradores diretos e indiretos, e foi a primeira na América Latina a implantar uma expedição automatizada no setor. Com uma produção anual de aproximadamente 15 milhões de peças, possui um parque fabril de mais de 60 mil metros quadrados de área construída, dividido entre os municípios de Apiúna (SC), Otacílio Costa (SC) e Rodeio (SC), além do Centro Administrativo em Blumenau (SC).
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