Loading...

releases / Sou de Algodão participa da Semana de Acolhimento da PUC-Campinas

marcas parceiras | 18 de agosto de 2025

Com talks e convidados especiais, movimento levou marcas parceiras e apresentou oportunidades para novos talentos da moda

Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), marcou presença na Semana de Acolhimento da PUC-Campinas, com uma programação especial voltada ao curso de Design de Moda, envolvendo estilistas parceiros, marcas autorais e um bate-papo sobre o lançamento da quarta edição do Desafio em parceria com a Casa de Criadores – concurso voltado a estudantes de moda.

“Dentro do movimento, acreditamos que a moda é feita de histórias, conexões e oportunidades, e levar isso para jovens que estão começando a sua carreira é uma forma de inspirar e abrir horizontes”, afirma Manami Kawaguchi Torres, gestora de Relações Institucionais do movimento, responsável por comandar as palestras na universidade parceira.

Webinar com Dendezeiro

A abertura da participação do movimento na Semana de Acolhimento da universidade aconteceu com um webinar em parceria com a Dendezeiro, marca parceira do Sou de Algodão, reconhecida por sua estética autoral e compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira. O CEO e diretor criativo Hisan Silva contou em detalhes sua trajetória, desde o início do design de moda na Bahia, passando por desafios do mercado independente, até chegar ao reconhecimento nacional e às passarelas mais prestigiadas do país. Durante a conversa, ele destacou a relação da Dendezeiro com a expressão, já que muitas marcas a procuram para parcerias que trazem autenticidade à necessidade de apoiar a visibilidade de pessoas pretas. Para Hisan, as coleções apresentadas em semanas de moda precisam contar histórias, e, para isso, é necessário pesquisar, trazer verdade ao que se apresenta, como a leitura de fatos importantes para a sociedade.

Webinar ao lado da marca parceira Dendezeiro deu início à participação do Sou de Algodão no evento da PUC-Campinas / Foto: arquivo pessoal

“Moda tem esse poder de nos fazer sonhar e criar conexões verdadeiras. É muito especial poder compartilhar a minha experiência com tantas pessoas potentes e inteligentes, trocando sonhos e construindo juntos esse desejo de florescer dentro do universo criativo”, declara Hisan.

Palestra com Bold Strap

O segundo encontro da programação trouxe para os estudantes de Moda da PUC-Campinas a Bold Strap, marca parceira que construiu uma narrativa única de representatividade e inclusão no mercado brasileiro. O estilista e diretor criativo Pedro Andrade compartilhou sua visão sobre a criação de peças com mensagens políticas e sociais, mostrando como a moda pode ser usada como ferramenta de transformação. Ele destacou a importância da autenticidade e da fidelidade ao propósito da marca, mesmo diante dos desafios de empreender, lembrando que já chegou a cancelar campanhas prontas por não estarem alinhadas com seus valores.

Pedro também falou sobre a resiliência necessária no início da jornada, quando cuidava de todas as áreas do negócio, e aconselhou os alunos a estudarem sempre, buscarem oportunidades sem medo e valorizarem os relacionamentos.

“É muito importante essa iniciativa do Sou de Algodão em levar profissionais para palestras e eventos em universidades parceiras, principalmente pensando na formação e no entendimento do mercado de trabalho dos estudantes. Moda é criação, é design, é arte, mas também é, acima de tudo, um negócio feito por diversas pessoas, como fornecedores, prestadores de serviços, costureiras, lojistas e compradores; por isso, é tão fundamental que os alunos tenham esse contato”, reitera Pedro.

Lançamento do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

Encerrando a participação na Semana de Acolhimento, o movimento apresentou oficialmente o 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O momento contou com a presença de André Hidalgo, fundador e diretor da Casa de Criadores, que falou sobre a relevância do concurso como o caminho para a revelação de novos talentos na moda autoral brasileira. Durante a palestra de Manami e André, foram compartilhados exemplos de estilistas que participaram de edições anteriores e que hoje já possuem marcas consolidadas, como Guilherme Dutra, Rodrigo Evangelista, Dario Mittmann e outros.

A nova edição mantém o propósito de incentivar a criatividade, promover o uso responsável do algodão brasileiro e aproximar estudantes das experiências reais do mercado de moda, com a possibilidade de integrar o line-up oficial da Casa de Criadores.

Manami Kawaguchi Torres e André Hidalgo apresentam o 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores aos estudantes de Design de Moda da instituição campineira / Foto: arquivo pessoal

André Hidalgo destaca a autenticidade e a diversidade para a 4ª edição do concurso. “A moda autoral no Brasil está cada vez mais diversa, livre e regional, ainda mais conectada com as raízes do nosso país. Com o Desafio, nós queremos mostrar que criar com propósito, usando uma matéria-prima nacional, como o algodão, é essencial para quem está começando e quer fazer parte de uma moda mais responsável. A minha dica para os estudantes é criar como se ninguém tivesse feito a mesma coisa antes”, afirma.

“Acreditamos que encontros como esse ajudam a mostrar que há espaço para novas ideias e vozes na moda brasileira, especialmente quando o trabalho é feito com consciência e propósito. Estarmos presentes em um evento como esse, de uma universidade parceira, demonstra a importância de funcionarmos como uma ponte entre a cadeia produtiva e os futuros profissionais do setor”, diz Manami.

“A parceria com o movimento Sou de Algodão trouxe para a Semana de Acolhimento protagonistas do cenário contemporâneo da moda, permitindo aos estudantes dialogar diretamente com profissionais de referência e impulsionando, por meio do Desafio com a Casa de Criadores, a inovação na moda brasileira”, afirma Rose Sathler, coordenadora do curso de Design de Moda da PUC-Campinas. “Foi uma semana extremamente inspiradora para alunos e professores, que iniciam o semestre motivados, com novas ideias e perspectivas para o futuro do curso. Somos profundamente gratos por essa colaboração”, finaliza.

Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_