A hora do banho costuma ser um dos momentos mais revigorantes do dia. Para ficar completo, nada melhor do que se enxugar em uma toalha macia e que absorva toda a água do corpo.

Se você pensa que é preciso gastar muito para comprar um produto que apresente estes requisitos, saiba que está enganado. Quem garante é o diretor da Toalhas Groh, Jonas Groh, que afirma: “não é porque um produto tem perfil mais popular que não precisa ter qualidade e refinamento”.

É com essa premissa que a empresa fundada por seu pai, Vilimar Groh, em 1996, trabalha e conquista cada vez mais espaço no mercado em que atua. “Nos primórdios da tecelagem, produto popular era sinônimo de mercadoria ruim, de baixa qualidade. Graças aos investimentos em inovação, em máquinas modernas e tecnologia de ponta, nós fabricamos produtos que chegam ao mercado por preços menores, mas com alto grau de qualidade e sofisticação”. E, garante, foi assim que a empresa se destacou em seu segmento. “Os três pilares que nos sustentam são a qualidade do produto, a inovação e o design. É como nos diferenciamos no mercado”.

Para chegar ao resultado final desejado, o ponto inicial é a matéria-prima. Jonas explica que a qualidade do algodão é o começo de todo o processo e que de nada adianta investir em maquinário e processamentos modernos se a fibra utilizada não for boa.

O algodão da Toalhas Groh vem de polos produtores do Mato Grosso e da Bahia. A prioridade é comprar matéria-prima que pertença ao programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). “São fornecedores que já conhecemos e que acompanhamos há tempos, inclusive, com visitas anuais para verificarmos as instalações e os processos de produção”, afirma.

Toalhas 100% algodão

Quanto maior o percentual da fibra natural, melhor será a absorção. Para quem busca uma toalha macia, felpuda e que absorva bem a água, a melhor opção é a toalha 100% algodão. Como é uma fibra nobre e considerada de qualidade superior, este tipo de produto costuma ser mais caro do que os que têm materiais sintéticos como o poliéster em sua composição, mas é possível ter uma toalha somente com a fibra natural e pagar menos. O segredo está na gramatura. “Trabalhamos com uma gramatura média, padrão brasileiro, que são as toalhas mais leves, mas com um ótimo poder de absorção”, garante o empresário.

De acordo com ele, apenas a parte decorativa, como a barra para aplicar uma estampa, leva poliéster, mas toda a produção da toalha é 100% algodão.

 

Produtos para todo gosto

Situada em Brusque (SC), no Vale do Itajaí, região que abriga um parque fabril com alta tecnologia e é referência no setor têxtil brasileiro, a Toalhas Groh possui diversas linhas de toalhas de banho, de rosto e panos de copa. “Nossas linhas são feitas com o intuito de agradar ao maior contingente de pessoas possível, começando com toalhas mais pesadas, até aquelas em que o fator determinante para a compra é o preço e, por isso, precisam ter uma gramatura menor”.

Mas todo o processo de criação das linhas é feito com base em pesquisas e tendências de mercado, inclusive, internacional. “Como priorizamos também a qualidade visual das peças, realizamos diversos estudos e visitamos feiras no Brasil e no exterior em busca de inspiração”, comenta Jonas Groh.

A produção mensal é de 50 toneladas, o equivalente a 300 mil peças. Destas, 70% são toalhas de banho e rosto.

Empresa de gestão familiar, a Toalhas Groh se orgulha por manter uma relação próxima e longeva com seus 42 colaboradores. Jonas comenta que a fábrica, inaugurada há 22 anos, tem profissionais contratados há 17 e isso contribui com a qualidade dos produtos. Ele diz que profissionais satisfeitos com o ambiente de trabalho são mais comprometidos com os resultados.

“O nosso diferencial é a forma como atuamos no mercado de produtos populares. Produzimos nossa mercadoria com o máximo capricho e qualidade e não temos a intenção de migrarmos para outro nicho, como o de luxo”, afirma o empresário. Ele destaca que o objetivo da empresa é expandir sua área geográfica de atuação que, atualmente, é mais concentrada nas regiões Sul e Sudeste. No restante do País, também está presente por meio de grandes magazines e lojas de cama, mesa e banho.