Design e conforto são palavras-chave quando se fala em moda, inclusive em homewear e sleepwear, porque dormir com peças confortáveis e bonitas faz toda a diferença para uma boa e relaxante noite de sono.

E é exatamente essa a proposta da Mensageiro dos Sonhos, que em 21 anos de mercado tornou-se referência no Brasil na produção de roupas para dormir ou ficar em casa com diversas linhas de produtos para diferentes públicos.

Para entregar o que propõe a marca aposta no uso do algodão nacional para oferecer um toque diferenciado e de qualidade às suas peças. “Nosso enfoque sempre foi trabalhar com o algodão porque ele tem características muito boas como o toque macio e a capacidade de deixar a pele respirar”, comenta Rita Cassia Conti, sócia-fundadora da empresa.

A maior parte dos produtos é 100% algodão. A matéria-prima é, em sua totalidade, nacional. “Temos uma mentalidade de valorizar o que é do Brasil, de fomentar o desenvolvimento do nosso entorno. Trabalhamos com a ideia de que, se estamos prosperando como gestores, o que está à nossa volta tem que prosperar também”.

 

Criatividade e inovação

A Mensageiro dos Sonhos é a marca própria da RC Conti, unidade fabril fundada em 1989 em Brusque (SC) por Rita e sua irmã, Patrícia Conti.

Além das coleções de sua marca, a empresa confecciona para grandes redes varejistas como Riachuelo, DeMillus e Pernambucanas, entre outras.

Para ter um produto de qualidade e preço competitivo, não compra a malha pronta e é responsável por todo o processo de confecção das unidades.

As cerca de 400 mil peças confeccionadas por mês demandam, mensalmente, 40 toneladas de fios, adquiridos diretamente das cooperativas do Paraná e do Mato Grosso. “Fazemos todo o processo de produção, o que nos possibilita um rigoroso controle de qualidade em toda a cadeia produtiva. Desta forma produzimos com um custo menor do que se comprássemos a malha pronta. E ainda tenho um produto final exatamente como queremos”, afirma a empresária.

A busca por inovação é constante. Rita ressalta que, desde o início, sentia necessidade de ir ao exterior para acompanhar as tendências. “Quando ainda era raro o pessoal viajar com esse intuito, nós íamos. Há 20 anos fazemos no mínimo duas viagens anuais de pesquisa”.

De acordo com ela há diferenças no modo em que as pessoas de nacionalidades diversas costumam dormir. “A ideia é trazer o que cada um tem de melhor”, diz.  Nas palavras da empresária, a mulher brasileira tem preferência por pijama ou o short doll e usa menos camisola. Também gosta muito de usar uma linha mais sexy. “O brasileiro valoriza cada vez mais o sleep wear. As pessoas ficam em casa, querem relaxar e buscam um produto diferenciado que tenha não só conforto, mas qualidade, design e até mesmo um algo a mais”, afirma. Quando se veste a pessoa também se expressa e, por isso, segundo Rita, há uma maior busca por peças com mensagens positivas e de incentivo. “Fizemos uma campanha com o tema ‘Mais amor, menos motor’, com estampas de bicicletinhas, que foi um sucesso. Nosso produto não é só um pijama, eu posso agregar uma série de coisas nele, seja um sentimento ou uma filosofia de vida”, comenta Rita Conti.

 

Variedade

As possibilidades são inúmeras, inclusive, porque a Mensageiro dos Sonhos desenvolve mais de mil estampas por ano, motivo de orgulho da empresária. “Começamos o negócio justamente porque percebi que havia muito a ser explorado nesse mercado, pois as fábricas trabalhavam com uma gama muito restrita de cores e padronagens” explica.

Atualmente a companhia possui uma cartela de 600 tonalidades. “Nosso acervo é gigante, por isso conseguimos atender a qualquer tipo de pedido, na cor que o cliente escolher”.

Com 150 colaboradores diretos e cerca de 600 indiretos via oficinas de costura, a Mensageiro dos Sonhos tem nove lojas próprias em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Itapema, Brusque e Joinville. Atende clientes de todo o Brasil por meio do e-commerce: www.mensageirodossonhos.com.br.

 

Consciência socioambiental

Tendo o lema “fazer o bem faz muito bem” como premissa em tudo o que faz, Rita Cassia Conti imprimiu sua marca pessoal em todas as ações da empresa. “O associativismo faz parte do meu DNA e eu sempre acreditei que, quando as pessoas se unem por um bem maior, todos têm força, ficam empoderados. É necessário usarmos tudo isso para um bem comum”, relata.

Composta em sua maioria por mulheres – 90% dos colaboradores são do sexo feminino – a empresa ganhou diversos prêmios não só por suas atividades em prol da mulher, como também por suas ações em favor do meio ambiente.