Representante da nova geração de fotógrafos de moda, recifense estende a mão para quem está começando a trilhar o próprio caminho.

Os seis finalistas do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores receberam mais uma boa notícia depois de passarem pelas duas etapas anteriores: além de concorrerem às premiações esperadas, eles podem ganhar um ensaio da sua coleção produzido por um dos grandes nomes da nova geração de fotógrafos de moda brasileiros.

Raphael Costa, conhecido e reconhecido como Ernnacost, ofereceu o trabalho surpreendendo até os organizadores do Desafio. Quando explica os porquês, começa dizendo que só quer ajudar. “Meu olhar está ganhando bastante espaço no mundo da moda, por que não dar isso para o vencedor?”, afirma.

Mas ajudar quem está no início do caminho não é novidade na trajetória de Ernnacost. Quando ainda dava os primeiros passos na profissão, o fotógrafo tinha um projeto em Recife, sua cidade natal: “Eu oferecia ensaios gratuitos de umas cinco fotos para dançarinos que eu percebia que tinham talento e precisavam ser vistos. Em troca, eu só pedia a divulgação do meu trabalho”, relembra.

Transitando pelo universo da arte – antes da fotografia, era bailarino clássico –, Ernnacost alavancou seu reconhecimento quando postou fotos de um desfile da Casa de Criadores em que foi para prestigiar uma amiga, em 2017, e foi muito repostado nas redes sociais. “Levei minha câmera que nem era profissional e ela ainda foi escondida, porque não se podia tirar fotos do evento”, conta rindo. Foram em torno de 1000 seguidores a mais por conta disso. “Foi uma divulgação superorgânica. Gostaram muito das fotos, pareciam editoriais, ensaios”, diz.

Daí pra frente foi chamado para cobrir outros eventos, como o Rio H2K, festival internacional de dança carioca, substituindo uma de suas grandes referências, o francês Little Shao, como fotógrafo oficial. Hoje é fotógrafo oficial de Pabllo Vittar, com quem compartilha identidades e inspirações. “Sou gay e nordestino e, também como ela, saí do nada. Eu quero muito mais, mas o que eu já tenho é incrível”, afirma.

Ernnacost também não esconde a gratidão que tem pela Casa de Criadores, que já admirava ainda em Recife. “Quando tive contato com eles foi incrível. Muito do que sou hoje é por conta da minha relação com a Casa. Eu amo o evento, a energia que se transmite lá é incrível. As pessoas estão sempre se inovando, não querem apenas uma vitrine. E tem muita gente boa lá lutando para entrar no mercado”, elogia.

A parceria entre a Sou de Algodão e o maior evento de moda autoral do país também é enaltecida pelo fotógrafo. “Amo que o Movimento Sou de Algodão evidencia muito que dá para trabalhar na moda ao lado do meio ambiente, sem destruir ele”, reflete.

Seu olhar sobre a parceria e o 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores reflete sua história e deixa clara sua honestidade ao oferecer a premiação para o vencedor: “É um sonho para muitos estilistas que nunca acharam que poderiam estar lá. Essa parceria é como se alguém estivesse estendendo a mão e chamando ‘venha, você pode também’. Acho incrível esse gesto. É lindo e muito raro hoje em dia.”

Ernnacost será jurado no desfile final do Desafio. “Eu sempre gostei de moda, desde pequeno. Viver isso hoje, ser jurado de moda… não tem outra palavra, estou realizado. Quando o André [Hidalgo, fundador da Casa de Criadores] me convidou, até achei que ele estava brincando”.