Sabe aquele domingo preguiçoso, que você não quer fazer nada? Somente pipoca e séries na Tv? A Duran Loungewear se inspirou no “Dolce Far Niente” (momentos de não fazer nada).

O estilo de vida focado em roupas confortáveis, relax e descomplicadas para dormir, sair, ir à praia ou para serem usadas em qualquer ocasião do dia ou da noite.

“O perfeito uniforme para não fazer nada”, peças que querem mais do que vestir, como diz a fundadora Selita Garcia: “É um estilo de vida que prima pelo conforto e qualidade. Para quem sabe que pode sair de pijama na rua, se assim desejar”.

Baseada nesses princípios, desde 2014 a Duran produz Sleepwear e Loungewear – roupas confortáveis, feitas tanto para ficar em casa quanto para saídas informais -, com coleções femininas, masculinas, infantis e na linha casa.

Descomplica!

A história da marca já nasceu pela vontade de descomplicar de sua fundadora. Formada em Direito, com família ligada ao ambiente jurídico.

Em um período de estudos em Milão, na Itália, seus olhos não conseguiam enxergar outro assunto que não fosse a moda, pois estava em uma das capitais internacionais onde a moda é o forte.

Nos EUA, em 1999 cursando especialização na área de Direito, recebeu créditos da Universidade para escolher algum curso extra para ser frequentado durante as férias.

A escolha recaiu completamente fora do mundo jurídico. Foi eleito “Fashion Business”, ou gestão da moda. Como trabalho de conclusão do curso precisou estruturar um negócio de moda. Criou então uma marca de pijamas de algodão direcionada ao público brasileiro, devido ao clima tropical e a forte indústria têxtil de malha do estado de Santa Catarina. O título “Algodão do Brasil” focava em uma marca de pijama em malha de algodão.

Em 2012, já de volta ao Brasil, decidiu que iria colocar em prática a teoria. Lançou a marca em 2014, norteada em princípios nos quais acreditava, tais como: apoio a indústria nacional, matéria prima de alta qualidade, fibras naturais, produção local, mesmo sabendo que produzindo no Brasil os seus custos seriam mais elevados do que procurar mercados externos onde a mão de obra é barata e muitas vezes escrava.

Sustentabilidade

A Duran trabalha, acima de tudo, pela produção consciente e cooperação entre os negócios. Por isso a marca utiliza o algodão como matéria-prima, acompanha a produção dos tecidos que compra, quer saber de onde vem o produto que usa. “São pilares de uma nova consciência. Precisamos saber como esse produto está sendo feito, para nos certificarmos de que não tem trabalho escravo, de que não há nenhum tipo de exploração e que são materiais de melhor qualidade e conforto”.

Além disso, a empresária contrata apenas negócios locais para a terceirização de todas as etapas de produção das suas peças. Ela explica que há muitas dificuldades em manter esse processo em Curitiba (PR), sede da marca. Muitas vezes, as facções que costuram as roupas não têm estrutura para entregar na data e o valor da peça acaba sendo maior. São em média quatro etapas diferentes entre a modelagem, o corte, a costura e a finalização dos detalhes.

Ela faz questão, porém, de driblar os problemas. “Nós queremos fomentar os negócios daqui, ajudar a produção local a ser maior”, enfatiza.

Conforto e qualidade

Uma peça pensada para descomplicar precisa ter o conforto como principal característica. Esse é o foco da Duran quando produz suas roupas em 100% algodão, com design diferenciado e relax.

Além dos pijamas, a marca faz peças que podem ser usadas no dia a dia, agregando conforto com design único. As coleções têm desde estampas clássicas, como o xadrez, que cai tão bem nos pijamas, até diferenciadas, como floral e muitas cores. Para o público masculino o que há mais demanda é a conhecida “samba-canção” (shorts boxer), que também tem design, estilo e conforto.

Todo o branding da Duran é planejado em transmitir ao consumidor final uma atmosfera de roupa bem feita, que proporciona conforto, prazer, tranquilidade no seu lifestyle sem que ela perceba que não pode mais viver sem esse luxo. Um dos pontos fortes é a essência desenvolvida exclusivamente para a marca. O aroma de Capim-limão foi escolhido por se tratar de um cheiro que agrada tanto aos homens quanto as mulheres. Sucesso total! O desejo é tanto que vários clientes perguntam e elogiam o cheiro que está na peça.

A linha de aromas e produtos relaxantes que proporcionem um sono tranquilo faz parte dos planos futuros da marca.

Algumas outras novidades estão no radar do próximo ano. Também atendendo aos pedidos dos clientes, a Duran começará a trabalhar com malhas 100% algodão, aumentar as opções na linha home, inclusive uma linha de fronhas está no projeto, pensando na necessidade de levar o mesmo conforto das roupas para os travesseiros, que acompanham os dias de preguiça em casa.

A marca é vendida para todo Brasil pela internet e até para outros países. A empresária conta que as peças brasileiras já chegaram aos EUA, Argentina e Chile.

O lifestyle é incentivado até mesmo nas tags que acompanham cada roupa vendida. “Favor não perturbar. Pijamas todo dia”, é o que diz a etiqueta.

A ideia é enfatizar que cada pessoa se sinta à vontade dentro da roupa que escolhe usar. Afinal, descomplicar faz a vida bem mais gostosa!