Em 1997, a Sogni Belli mudou radicalmente sua área de atuação ao deixar a confecção de pijamas e apostar em um novo nicho de mercado: o de banho.

Com o propósito de prolongar a sensação de conforto e relaxamento após o banho, a empresa tornou-se especialista em identificar variadas possibilidades de uso de produtos básicos e funcionais como uma toalha ou roupão e adaptá-los à ocasião em que serão utilizados.

O roupão, atual carro-chefe da empresa, é um dos exemplos. As sócias Lenir de Souza e Maria Letícia Spengler perceberam que os modelos de roupões disponíveis no mercado eram praticamente iguais, independente do fabricante. “Eram uma espécie de quimono, com pequenas variedades na gola, no tamanho da manga e nos tipos de tecidos. Alguns tinham bolsos, outros não, mas basicamente eram todos muito parecidos”, afirma Lenir.

Formada em psicologia, a empresária diz que a profissão a ajuda muito na análise de comportamento do consumidor. De acordo com ela, nada melhor do que desenvolver seus produtos levando em conta a maneira como serão utilizados. “Uma peça pode ser diferenciada de outra com a mesma função dependendo da ocasião em que será usada. Por isso sempre pensamos em como podemos melhorar a usabilidade de cada item que produzimos”, explica.

Hoje a Sogni Belli é a empresa com maior variedade de roupões do mercado, nas palavras da empresária. Por ser uma empresa de pequeno porte, Lenir acredita que a única forma de competir com as médias e grandes companhias é encontrar um nicho que te diferencie e que desperte a atenção do lojista e do consumidor por ser um produto diferente e com valor agregado.

 

Novidades

Uma das inovações que faz o maior sucesso são os roupões com zíper. Essa mudança aparentemente simples trouxe maior possibilidade de uso da peça, que se tornou a queridinha das consumidoras. “É o nosso campeão em vendas”, afirma Lenir. Desenvolvido para a mulher que vai à academia, sai da aula de natação ou hidroginástica e quer ir embora rápido, para tomar banho em casa, o roupão pode ser colocado em cima do maiô como se fosse um vestido. “Como ele tem uma modelagem diferenciada e moderna, a pessoa sai bem vestida e se sente confortável e segura para ir dirigindo até em casa”, comenta Lenir.

Essa peça originou outras variações como a parka com capuz, a saída spa, a saída hidro e outras linhas de peças com manga, sem manga e diferentes padronagens.

O roupão com zíper também ganha destaque na linha infantil, pois pesquisas realizadas pela empresa revelaram que o modelo tradicional, com a faixa, é ruim para as crianças porque, como elas são muito ativas, correm o risco de pisar na aba do cinto e cair.

Mas a Sogni Belli também atende aos clientes que buscam os roupões tradicionais. “Com a diversidade que temos no catálogo, atendemos a todos os gostos”, diz Lenir.

 

Pioneirismo

A história de sucesso da marca começou com o lançamento de um produto simples, porém, inovador. A touca prática, feita com felpa de atoalhado e que substitui a toalha enrolada na cabeça para secar os cabelos.

Este foi o primeiro produto que a empresa apostou antes de investir nos roupões. “Uma amiga foi aos Estados Unidos e me trouxe de presente. Como não havia similar no Brasil e buscávamos um novo nicho para investir, resolvemos apostar”, explica Lenir.

Como precisavam de outros produtos para compor seu catálogo de vendas, a partir de uma ideia as empresárias ampliaram e desenvolveram uma nova linha de mercadorias.

A toalha com velcro, que facilita a vida de quem gosta de sair do banho enrolado na toalha foi a segunda aposta, que deu trabalho para que fosse concluída com qualidade. “Fomos em busca de uma fábrica de atoalhado de felpa que não puxasse o fio. Despois de um bom tempo, encontramos um fornecedor em Joinville que tinha um tecido com amarração diferente e usava um percentual de poliéster que não deixava a alça da felpa soltar. Era o que precisávamos”, afirma Lenir.  A partir daí a empresária começou a vender o kit com a touca prática e a toalha com velcro.

Com os retalhos dos atoalhados a empresa desenvolveu esponjas de banho e faixas de cabelo, que se tornaram outro kit para vendas.

Hoje a empresa conta com diversos produtos nas linhas de banho (masculino e feminino), de resort (praia e piscina) e kids.

O algodão é prioridade em termos de matéria-prima e todas as peças possuem pelo menos 80% da fibra natural. “Gostamos da fibra desde a época em que fazíamos pijamas, pois conforto e qualidade sempre foram primordiais para nós”.

 

Mercado virtual

Para atender diretamente os consumidores da Sogni Belli, Lenir montou a loja virtual Conforto e Carinho, nome que resume as sensações que a empresa quer que seus clientes sintam ao usar seus produtos.

A marca também está presente em outros sites como Shoptime e Americanas, pois a empresa integra o Market Place da B2W.

Para o lojista, as vendas acontecem por meio do site institucional www.sognibellicom.br, que existe desde 2005, e por representantes comerciais presentes em algumas capitais do Brasil.

O atendimento é um dos diferenciais da Sogni Belli, tanto é que no site da marca consta o WhatsApp da sócia Lenir, que atende diretamente os lojistas e consumidores finais. “Temos todo o cuidado do mundo porque as pessoas não podem receber menos do que esperam quando compram algo. Assim como as imagens dos produtos no site têm que ser fiéis à realidade, cada um com sua descrição correta, colocamos canais de atendimento que facilitam o contato com o cliente. Eu até atuo como vendedora”, finaliza a empresária.