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blog / Como saber se uma marca é realmente sustentável?  

algodão & sustentabilidade | 8 de setembro de 2020 | 0

A moda que representa os novos tempos é aquela que espalha boas notícias sobre as pessoas e sobre o planeta. E, para que possamos escolher peças e marcas que compartilham nossos valores, temos que estar atentos às novidades e às verdades.  

Para uma marca ser considerada sustentável, não basta ter uma pequena linha de produtos ditos “ecológicos”. Ela deve estar conectada com a sustentabilidade, atenta e em busca de um menor impacto no meio ambiente e na comunidade.    

Desde o começo do processo produtivo, na hora do plantio da matéria-prima de um produto por exemplo, até o descarte do consumidor final, as empresas podem e devem analisar suas práticas e avaliar seus processos. Concentrar esforços em rastrear sua cadeia de valor e apontar um caminho mais sustentável para seus parceiros e fornecedores, é premissa no mundo que vivemos.  

No Movimento Ecoera, criamos uma metodologia que confere às empresas de moda, beleza e design, uma forma pragmática para identificar esforços que diminuam impactos e criam relações mais justas e transparentes com o entorno.   

Conheça: 

REUSO: que reaproveita e reutiliza excedente de materiais/produtos 

PRODUÇÃO LOCAL: que promove economia local 

VEGANO: sem origem animal 

PROJETO SOCIAL: que inclui mão de obra de projetos sociais e/ou terceiro setor em sua cadeia de valor 

RECICLADO: que utiliza matériaprima transformada 

VERDE: que colabora com um menor impacto ambiental 

EMPRESA CONSCIENTE: com atributos sustentáveis nos pilares cultural, ambiental, social e econômico. 

Nesse cenário, uma comunicação assertiva comunicação das boas práticas é fundamental. Já ficou claro que os consumidores se informam cada vez mais antes de tomarem suas decisões e precisam estar confiantes e seguros. Uma linha aberta e direta com os clientes pode se dar via tags, etiquetas, publicações em sites e via redes sociais. O que importa é que o conteúdo seja transparente e promova o consumo consciente.   

Num mundo em constantes mudançasa moda que representa o século XXI, sem dúvida, é aquela que inspira pelos esforços contínuos e que cuida da saúde: da minha, da sua e a do planeta. 

Vamos juntos! 

FOTO: Cama de gato da Arboá Macramê, marca parceira Sou de Algodão, comprometida com a sustentabilidade do negócio e da matéria-prima | Foto: divulgação.

 

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