Já parou para pensar que, muitas vezes, nossas aquisições não são motivadas por fatores racionais? Influenciados pelo comportamento geral de consumo desenfreado, somos levados a comprar produtos que nos posicionam num status que desejamos, sem que isto represente, necessariamente, quem nós somos. E, dessa forma, inconscientemente, abrimos mão do conforto e do bem-estar, levando produtos que, em algumas ocasiões, nem nos fazem bem.

Mas o comportamento de consumo vem mudando, e, de forma mais frequente, compramos produtos de forma consciente. O conforto e a leveza que uma peça de algodão proporciona, tanto físico quanto emocionalmente, nos convida a simplificar as nossas escolhas. Afinal, tudo que é natural de verdade carrega uma gama de benefícios para a saúde. Vamos ver quais são:

 

#1 É hidrofílico.

O algodão é a fibra têxtil mais usada no mundo, e, por suas propriedades hidrofílicas, tem capacidade natural de absorver até 8% da umidade, ou seja, retém o suor em excesso, mantendo a umidade distante da pele. Perfeito para usar no nosso dia a dia e na prática esportiva, não é mesmo?

 

#2 É respirável.

Perfeitas para o clima quente e úmido dos trópicos, as roupas feitas com a fibra não abafam, e permitem que haja troca de ar entre a pele e o ambiente externo, mantendo a sensação de frescor, mesmo nas mais altas temperaturas. Além de absorver o suor, por essa permeabilidade do tecido, a umidade evapora e mantém a nossa pele sequinha, longe do incômodo do suor escorrendo por dentro da roupa.

 

#3 É hipoalérgico.

Se você sofre com alergias, o algodão será seu melhor amigo, a partir de agora. Nossa pele reage de diferentes formas a todos os agentes externos, e, muitas vezes, tecidos sintéticos, plantas que causam urticária, joias e, até mesmo, fragrâncias ou ativos de produtos como cremes e desodorantes, podem desencadear as temidas dermatites, causando coceira e vermelhidão, que tiram a nossa paz. Bebês e pessoas idosas, por terem a pele mais sensível, são muito propensos a essas irritações.

O algodão, devido às propriedades naturais, que tornam o tecido permeável à troca de ar e dissipação da umidade, e por ser neutro em relação à nossa pele, além da suavidade da própria fibra, torna-se um grande aliado se alguma alergia surgir, acalmando a pele e promovendo sua recuperação. Pense nisso, para prevenir ou tratar alergias!

 

#4 Fungos não têm vez.

Fungos e bactérias são microrganismos que proliferam em ambientes quentes e úmidos, ou seja, quando usamos uma roupa que abafa a nossa pele. São eles que causam irritações e infecções, e também o mau cheiro. Ficar livre dessas ameaças é fácil. Use roupas de algodão. Meias e peças íntimas, que ficam mais diretamente em contato com a pele, e quase sempre cobertos por outras peças, são as que mais merecem a nossa atenção, quando o assunto é saúde. Faça a melhor escolha, e livre-se de vez dessas ameaças.

 

#5 É confortável!

Já sentiu como as roupas de algodão são suaves e macias? Toalhas de algodão são fofinhas e dão um toque gostoso na pele. E para dormir? Você sabia que uma boa noite de sono começa com roupas de algodão? E não estamos falando apenas do pijama. Lençóis e edredons feitos com essa fibra, além de tudo que já comentamos anteriormente, controlam a temperatura do corpo, não abafando nem resfriando demais a pele, garantindo o conforto que proporciona uma noite de sono revigorante.

 

#6 É anti-odor.

E, finalmente, olha que notícia incrível! Além de tudo que já falamos, o algodão tem capacidade natural para eliminar microrganismos. Isso significa que, ao lavarmos uma peça feita com a fibra, podemos ter certeza de que as bactérias foram eliminadas e, da mesma forma, os odores! Isso sim, é vantagem!

Depois de saber tudo isso, não restam dúvidas de que o algodão é a melhor opção para a nossa saúde e bem-estar. Por isso, convidamos você a abraçar o nosso movimento e a valorizar a origem da sua roupa, desfrutando dos benefícios e do conforto da fibra.

Vamos repensar nossas escolhas! Vamos vestir algodão!