Uma feira que lança semestralmente mais de 900 materiais desenvolvidos por empresas para o segmento de moda (calçadista, de confecção, joias, moveleiro, entre outros), e ainda conta com a presença de profissionais de diversas áreas e formadores de opinião nacionais e internacionais – como América Latina, Ásia, Índia e Europa, com certeza é o mundo ideal para quem está no mercado, busca novidades e quer ampliar sua rede de contatos.
Pois bem, esse mundo perfeito existe e se chama Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Materiais. Único do gênero da América Latina, o evento reúne fabricantes do Brasil e de diversos países e, além de apresentar uma infinidade de matérias-primas, gera negócios. Perdeu o encontro realizado em janeiro? Então prepare-se, a próxima edição acontece em julho de 2018, em São Paulo.

O salão reúne os principais fabricantes de moda e design do Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina e exibe as referências e inovações do setor, além de centenas de lançamentos, entre componentes, tecidos, estampas, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens.
“O Inspiramais surgiu do desafio de buscar e fortalecer o desenvolvimento de produtos com identidade 100% brasileira, num momento em que a indústria entra em contato com as matérias-primas para os segmentos de calçado, confecção, têxtil, componentes, móveis, joias e outros setores produtivos, que buscam inspiração para o desenvolvimento de suas coleções. É o ponto de encontro de estilistas e designers de todos os segmentos da cadeia da moda”, explica Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), que promove o salão.

Os números do Inspiramais são animadores. Nas duas edições de 2017 (voltadas para 2018), o evento recebeu 11 mil visitantes, 250 empresas expositoras, 100 compradores internacionais e 850 rodadas de negócios. Já na edição de janeiro de 2018, essas rodadas alcançaram a marca de mil, resultando em um montante de US$ 3,5 milhões em negócios imediatos, e a previsão é que número dobre a médio e longo prazo.

Ilse afirma que o crescimento desde a primeira edição, cerca de dez anos atrás, é notável. “O Inspiramais vem crescendo a cada edição. Nesta primeira edição de 2018, recebemos uma média de 6.000 visitantes focados em negócios. Há que destacar o crescimento do setor têxtil e de confecção, que já representam 40% dos visitantes”.
O Inspiramais também se desvencilhou de estações como inverno e verão, agora são chama-se Inspiramais I e II. A ideia, com isso, é evitar que um produto tenha validade condicionada às estações, aumentando sua vida útil e permitindo que as pessoas se utilizem dos lançamentos por tempo indeterminado.
Sustentabilidade

Na edição Verão 2019, ocorrida em janeiro de 2018, os visitantes conheceram o Espaço Sustentabilidade, que apresentou matérias-primas desenvolvidas em integração com as demandas socioambientais, com minimização do impacto negativo ao meio ambiente e à sociedade. “O espaço pôde fornecer conhecimento aos empresários sobre soluções inovadoras em materiais sustentáveis no mercado brasileiro de componentes, com materiais selecionados e adequados às demandas socioambientais, ou seja, a garantia de produtos menos nocivos sob o ponto de vista ambiental e social desde a sua origem”.

Também houve o ciclo de palestras “Sustentabilidade no Varejo e na Indústria” apresentadas pela Abvtex(Associação Brasileira do Varejo Têxtil), com cases de sucesso em sustentabilidade e grandes nomes do varejo. “Já a indústria foi representada pelo Programa Origem Sustentável, que promove o alinhamento da indústria de calçados e de componentes nacionais com iniciativas globais de sustentabilidade”, diz Ilse. Ainda sobre boas iniciativas e sustentabilidade, a superintendente da Assintecal elogiou a proposta do movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que promove o uso da fibra na moda. “Aplaudimos todas as iniciativas que fomentem o consumo consciente e ético da cadeia de consumo. O movimento Sou de Algodão vai ao encontro das propostas de sustentabilidade”.
Além dos lançamentos, o salão proporciona a integração de diferentes segmentos produtivos e funciona como uma via de duas mãos para criadores e executores voltados ao mundo da moda.

O Inspiramais 2019_II acontece nos dias 17 e 18 de julho de 2018, em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 – Casa Verde, São Paulo).