28 mar X

Principais Tendências da São Paulo Fashion Week 2017

A 43ª edição da São Paulo Fashion Week apresentou um novo conceito ao adotar o modelo “veja agora, compre agora”, promovido há pouco tempo por marcas europeias e americanas. Paulo Borges, fundador do evento, abriu a edição deste ano afirmando: “A São Paulo Fashion Week 43 é uma temporada de transição. Os estilistas não se guiam mais pelas estações. Agora eles criam o que querem, no ritmo que querem.” Dessa forma, as marcas brasileiras apresentaram suas coleções em torno do que melhor funciona para elas. Apesar disso, a maioria das coleções apresentadas nesta edição eram de inverno 2017, para estarem alinhadas ao calendário nacional do varejo.

Principais temas da SPFW 2017

Dois temas se destacam nessa temporada: o “Lazer Urbano” e o “Romantismo Brasileiro”.

No Lazer Urbano, A combinação de estilo e conforto transcende as noções tradicionais, com silhuetas extragrandes em alta. Os casacos e tops ganham proporções exageradas. Eles são complementados por peças despojadas, resultando em um look despretensioso. Já no Romantismo Brasileiro, os trabalhos artesanais são fundamentais. Eles produzem silhuetas com estampas e detalhes singulares de babados e bordados. Os shapes fluidos dão ao look uma atitude sofisticada e um toque boêmio.

spfw-2017-desfile-novas-tendências

As cores 

As cores foram usadas de forma inovadora, em looks monocromáticos. O destaque vai para 4 tons: branco, pastel, terrosos e preto.

cores-pasteis-spfw-2017

As estampas

As estampas geralmente dominam a SPFW. Mas nesta temporada as padronagens apareceram em dois formatos, sendo que um deles explora o uso de listras ousadas. As listras tradicionais aparecem em faixas que fazem um contraste intenso, produzindo um look discreto.

A outra estampa chave da temporada é a tipografia localizada. Essencial para o tema Lazer Urbano, o uso de letras e logotipos aparece com força. Mensagens curtas e expressivas garantem um apelo jovem às silhuetas. A combinação de letras com o fundo branco dá maior restaque à estampa.

estampas-tendencia-spfw-2017

As peças chave da SPFW 2017

Os clássicos da moda masculina continuam influenciando as escolhas dos estilistas. O volume é essencial para looks despojados e aparece em camisas oversized de algodão e peças de moletom. Os vestidos longos com proporções exageradas continuam em alta. Eles destacam a importância dos looks femininos ,com peças estampadas, retas e cheias de movimento. Outra peça chave são as camisetas que combinam o algodão com tecido telado, fazendo um interessante mix de materiais.

screen-shot-2017-04-10-at-2-29-43-pm

Veja mais looks inspiradores da São Paulo Fashion Week 2017 aqui.