Provavelmente, muitos de nós usamos toalhas de algodão desde bebezinhos, sem saber, e nem paramos para pensar porquê. Como uma tradição, que se transmite por gerações, sabemos que, se queremos um produto que seja macio e seque a pele com rapidez, procuramos aqueles que são feitos com a fibra. Porém, poucos de nós sabem que, por trás de uma toalha de algodão, existe toda uma cadeia de produção que, além de valorizar o trabalhador local e beneficiar a economia do país, preserva o meio ambiente.

Com quase 50 anos no mercado, a Toalhas Appel produz mensalmente 150 mil quilos de toalhas felpudas feitas com a fibra, o que representa cerca de 650 mil peças. “Nossos produtos são todos fabricados com essa fibra natural, com exceção de alguns dos efeitos decorativos, aplicados na barra de alguns deles, ou seja, aproximadamente 99% da matéria-prima que utilizamos é o algodão”, explica Rafael Appel, diretor da empesa.

Além de toalhas de banho, rosto, lavabo e praia, a marca produz tapetes para banheiro e panos de cozinha. “O algodão é essencial para artigos de banho, pois além de ser um produto sustentável, ele é mais macio, durável e tem um poder de absorção excelente, fazendo com que o produto enxugue bem.”

Nascida em Brusque, no Estado de Santa Catarina, a empresa possui, aproximadamente, 200 colaboradores, diretos e indiretos, ajudando as comunidades da região com trabalho e desenvolvimento. Appel explica que, como a confecção começou suas atividades há quase 50 anos, a geração de empregos em todo este tempo gerou um grande desenvolvimento econômico à região. Ademais, a marca apoia e contribui com diversos projetos sociais promovidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), assim como por igrejas e hospitais regionais. “Acreditamos que fazer o bem, faz bem.” 

Além de fabricação própria, a importação de produtos para revenda compõe a linha da Toalhas Appel, mas isso representa apenas 5% do faturamento da empresa. Presentes em todos os estados brasileiros, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, suas toalhas felpudas também podem ser encontradas em países da América do Sul.

 

Algodão sustentável 

Preocupados com o consumidor e com a qualidade dos produtos que colocam no mercado, a marca aposta firme na fibra sustentável para produzir sua linha, e o caminho para cumprir esse objetivo é justamente buscar matéria-prima de produtores certificados. Segundo o diretor da empresa, eles dão prioridade ao algodão sustentável, procurando comprar sempre de produtores que possuam o selo da BCI (Better Cotton Initiative) – organização que certifica produtores que aplicam princípios socioambientais no plantio de algodão.

Outro caminho utilizado pela Toalhas Appel é a parceria que mantém com o movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que fomenta o uso da fibra natural na moda. “O movimento Sou de Algodão é uma iniciativa fantástica, que, além de fomentar o uso da fibra, incentiva e valoriza o uso dessa matéria prima tão essencial e suave, fazendo com que os consumidores reconheçam as vantagens do algodão e apoiem cada vez mais o seu uso no dia a dia”, diz Appel.

E quando o assunto é sustentabilidade, a marca vai muito além do cuidado com o algodão que usa em suas peças. A empresa investe na preservação ambiental, pois avalia que isso é condição vital para a humanidade. Considerada uma empresa ecologicamente correta, tanto no mercado como pelos institutos de preservação ambiental, a Appel toma iniciativas que mantenham saudável a região onde sua fábrica está situada, além de cuidar de recursos naturais, como o uso da água.

Em 2001, eles implantaram um sistema de tratamento de efluentes, que permite que a água utilizada pela indústria passe por um moderno sistema de tratamento e seja devolvida ao meio ambiente totalmente limpa e sem o menor risco de agressão à natureza. “A água da chuva também é armazenada e aproveitada no setor de tinturaria, para tingir os fios de algodão. Além disso, para o processo produtivo, são utilizadas madeiras de reflorestamento, evitando a extração de plantas nativas, e, por conseguinte, minimizando o desmatamento e garantindo o replantio das árvores retiradas.”

No fim de 2017, a empresa começou um projeto para captar energia solar, que deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2018. Com isso, a Toalhas Appel aposta na economia de energia e, mais uma vez, mostra seu empenho em ser cada vez mais verde.

Usar toalhas de algodão é um benefício, não apenas para a nossa pele, mas também para o planeta. Ser responsável é isso: fazer boas escolhas, pensar no seu impacto e viver em harmonia com o meio ambiente.