05 abr X

O perfil do consumidor em 2017

A conveniência das compras on-line, o aumento de aplicativos on-demand e o desejo pela experiência além do produto levam a uma rápida evolução do comportamento e perfil do consumidor. Ele é informado, conhece tecnologia, menos leal a marcas e mais impaciente. Esse contexto muda também a forma que o varejo se posiciona, e métodos tradicionais de engajamento deixam de fazer sentido.

Como as pessoas vão comprar esse ano? Qual o perfil do consumidor em 2017?

Os já conhecidos Millennials (nascidos entre 1982-1995), os hiper conectados da geração Z (nascidos entre 1996 e início dos anos 2000) e a geração boomer (1952 a 1966) definem alguns dos grupos de consumidores. Eles serão cada vez mais guiados por descontos, interessados em alugar ao invés de comprar e dispostos a testar e aprender sobre o produto antes de finalizar uma compra.

*Importante: as datas de nascimento das gerações podem variar conforme a fonte. As datas usadas correspondem à segmentação do Instituto Nielsen.  
Conheça os principais grupos de clientes para 2017:

•  HENRYS (High Earners Not Rich Yet): Busca pela qualidade de vida

Millennials com poder de gasto e sem dependentes. Gastarão US$ 1,4 trilhão anualmente até 2020 (cassandra.co). Para eles é tudo sobre experiência. Um estudo da Mintel prevê que os gastos com viagens e jantar fora vão ter um aumento de 27% entre 2015 e 2019. Buscam também qualidade e autenticidade, e não o nome de uma marca. As pessoas querem se sentir convidadas nas lojas, e não apenas clientes. Um exemplo disso é o jantar gratuito Supper Club promovido pela varejista de moda canadense Kit & Ace.
static1-squarespace
Foto: Kit & Ace

Discount seekers: Uso da tecnologia para encontrar descontos

Compradores que usam a tecnologia para a encontrar o melhor preço. Este consumidor gosta de pesquisar e está disposto a esperar por um desconto antes de comprar, sempre buscando obter o melhor negócio. Oferecer descontos personalizados é uma estratégia chave para atrair esses buscadores de descontos e pode levar a um maior engajamento e conversão.
asos-singles-day-sale-28-off-promo-code-november-2016-628x328

Foto: ASOS

Instagram shopper: Interessado nas recomendações de influenciadores

Usa o Instagram como uma ferramenta para descobrir marcas novas, muitas vezes vistas pela primeira vez através de influenciadores digitais. Não estão interessados em campanhas de massa e valorizam a recomendação pessoal dos micro-influenciadores. O novo recurso de compras do Instagram, que começou a ser testado em novembro, permite que as marcas etiquetem suas postagens com detalhes do produto que os usuários podem clicar para comprar. A Kate Spade já começa a usar o recurso.

kate_spade_is_one_the_retailers_trialing_instagram_s_new_shopping_feature_104065427_katespade-1910x1000_hr

FOTO: Kate Spade

Silver shoppers: Melhor qualidade de vida, maior poder aquisitivo

Os mais velhos representam um dos grupos de compradores mais importantes para 2017. Com idade entre 65 e 74 anos, esses consumidores desfrutam de uma melhor qualidade de vida, tem maior poder aquisitivo e estão mais ativos do que nunca. 83% de nós não nos identificamos mais através da nossa idade (ageofnoretirement), e os varejistas devem estar cientes de que a maioria desta geração se vê jovem e compra online. Ser jovem independe de idade e se torna um conceito de estilo de vida, “Ageless is the new black”.

pirch_3x2

FOTO: Iris Apfel para Pirch

 Borrowers: Economia colaborativa

Já a geração mais nova começa a explorar o desejo de alugar produtos. Um estudo da Mintel revela que 90% dos consumidores no Reino Unido com idade entre 25-34 pega sempre ou muitas vezes coisas emprestadas ao invés de comprá-las. Os borrowers estão confortáveis com o conceito de não possuir produtos. Eles foram criados na era digital, onde os ativos são intangíveis e acreditam na economia de compartilhamento. O serviço dinamarquês de assinatura babywear Vigga oferece aos pais com pouco a possibilidade de vestir seus filhos com roupas recicladas, ao custo de 359 DKK por mês.

pige_str_56_anden_blanding_styles

FOTO: Vigga

Interessado em outros posts sobre perfis de consumo e tendências? Veja o nosso post sobre o estilo de vida Athleisure!