Comportamento

O Athleisure e suas tribos

Como saúde e bem-estar são assuntos que permeiam a mentalidade do consumidor atualmente, é pouca surpresa que a moda esportiva tem transitado de uma tendência de moda para uma escolha de estilo de vida. O que tem sido surpreendente é a velocidade de adaptação do consumidor e o recente crescimento do mercado. Nos EUA, as vendas de roupas esportivas atingiram US $ 33,7 bilhões em 2013 e o mercado britânico projetou vendas de US $ 5,34 bilhões em 2016. “O Activewear está em foco, com um crescimento de vendas superior ao do mercado de vestuário como um todo, e é porque os consumidores estão vestindo roupas de ginástica não só para fazer exercícios”, diz Marshal Cohen, analista do NPD Group. “Activewear, por natureza, também evoca um senso de atletismo e bem-estar, o que só aumenta o seu apelo.”

Athleisure: Os perfis

Atualmente o Athleisure é definido por “roupas casuais desenhadas para serem usadas para a prática de exercícios físicos ou para uso geral”. Designers e marcas estão inaugurando uma nova era para a tendência, oferecendo desempenho e luxo, que facilitam as transições do trabalho para o treino. Já até falamos aqui sobre como é importante notar que este é um consumidor experiente que entende a importância da funcionalidade, conforto e qualidade das peças. “Isso não é uma tendência de moda, é uma tendência de estilo de vida”, diz Cohen. “A diferença aqui é que há funcionalidade misturada com a moda.” Em estudos realizados pela WGSN, foram identificado 5 tipos de consumidores e suas tribos de consumo que emergiram da tendência, explorando seus diferentes estilos e lifestyle.
  • #AllDayActives: o verdadeiro legado da tendência athleisure. Os #alldayactives usam as roupas de performance com tecidos tecnológicos no dia a dia. Não abrem mão do conforto e não veem sentido em trocar o look ao transitar de local ou ocasião.
athleisure-estilo-all-day-actives Foto: ADAY
  • #ProteinPrincesses: tribo que veio com o boom da hashtag #FITSPO (fitness + inspiration). Este grupo é adepto da imagem aspiracional fitness ostentada nas mídias sociais, influenciadas por celebridades como Khloe Kardashian.
karlie-kloss-foto-modelo-athleisure Foto: Karlie Kloss
  • #Ath-Fakers: Tribo que escolhe roupas esportivas no dia a dia pela conveniência e por ter uma rotina corrida. Apesar de não frequentarem a academia com frequência, o look esportivo é usado para aparentar uma preocupação com a saúde.
athleisure-modelo-ath-fakers Foto: iconsportif
  • #Fashleisures: contemporâneos e urbanos, usam o “uniforme das ruas”, com uma preocupação grande com o estilo. Misturam marcas esportivas premium e edições limitadas com roupas do dia a dia – são mestres do hi-lo.
adidas-modelos-athleisure Foto: Adidas Originals
  • #Ath-Luxers: aspiracionais e premium, foram os primeiros a adotar o athleisure. Experts em incorporar roupas transicionais e elevar o sportswear para outra categoria- o luxo.
modelo-ath-luxers Foto: Tory Burch