Goiânia vem trazendo novidades na moda e formando novos talentos. Prova disso foi o V Estácio Fashion Design, que aconteceu no dia 19 de junho.

Com o tema “A Saga do Algodão”, os alunos do projeto de extensão do curso Design de Moda da Estácio de Sá Goiânia foram desafiados a criar look’s que representassem uma releitura da obra do estilista de celebridades, Walério Araújo, e convidados a conhecer a vida e a obra de mais de 20 anos de carreira, além de aprender sobre a cultura das fiandeiras de algodão de Goiás.

Como resultado do trabalho, um desfile foi realizado no Clube de Costura do Mega Moda Shopping, mostrando que criatividade, talento e paixão convivem muito bem com a fibra natural.

Na abertura, um bate-papo trouxe contribuições de três pontas fundamentais no processo: Carlos Alberto Moresco, presidente da Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa), André Franco, superintendente de Economia Criativa e Solidária do Estado de Goiás, e Walério Araújo, mediado pela coordenadora do projeto de extensão e professora no curso de design de moda, Suely Calafiori.

Neste debate, os temas levantados falam da importância da sustentabilidade da produção do algodão, e como esta responsabilidade permeia a cadeia têxtil, tornando a compra de um produto feito com a fibra uma escolha inteligente. Ao mesmo tempo, a valorização de culturas seculares e do artesanato, perpetuando a arte das fiandeiras, através de projetos de incentivo que desenvolvam a produção de peças, e a transferência de conhecimento de técnicas que trazem as raízes da indústria têxtil nacional. Por fim, a visão de um renomado estilista sobre o uso do algodão, valorizando sua versatilidade e a importância de se quebrar paradigmas, mostrando como a fibra é nobre e pode agregar valor aos produtos.

Walério Araújo se emocionou com a homenagem e com o resultado do trabalho dos estudantes: “Cada aluno criou uma peça inspirada na minha trajetória, este é o desafio, sobretudo porque utilizou materiais em algodão. Existe um preconceito com os tecidos em algodão, das pessoas acharem que a roupa não pode ser glamorosa, mas pode ser sim. Vai na modelagem, na estrutura e pode ser criado algo ainda mais estiloso. O algodão é elegante e extremamente atemporal”

Os resultados são de encher os olhos. Confira alguns dos figurinos criados e desfilados no evento:

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider