Empreendedorismo

Na hora de dormir e relaxar aposte sempre no conforto do algodão

Nada melhor do que começar o dia, após uma boa noite de sono… Aquele que recupera nossas energias e nos dá disposição para mais um dia de atividades de trabalho ou de lazer. Mas você sabia que não é só do colchão que depende o relaxamento e o aconchego na hora do descanso? A roupa que escolhemos ao ir para a cama ajuda, e muito, quando o assunto é conforto. Ninguém merece um pijama que irrite a pele ou que esquente demais, ou, senão, que fique enroscando no corpo.

Pensando na qualidade do sono e na leveza, para dormir ou ficar em casa, a P&A Brasil Têxtil criou, em 2005, a Cor Com Amor, que desenvolve peças para as linhas sleep e homewear, totalmente voltadas ao conforto e bem-estar, com estilo e bom gosto, para desfrutar momentos de relaxamento.

Localizada em Gaspar, na região do Vale do Itajaí, entre Blumenau e Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, a marca produz em média 500 mil peças por ano, das quais 350 mil – ou seja, 70% da produção – são confeccionadas em tecidos 100% algodão. Além de fábrica própria, com 38 funcionários, a marca trabalha também com outras 15 oficinas terceirizadas que fabricam seus produtos.



Algodão 

O algodão é um tecido leve, suave e confortável, não causa atritos com a pele, e ainda tem a capacidade de se adaptar à temperatura do corpo, e essas características são valorizadas, e consideradas essenciais pela marca, para produzir moda para ficar em casa. “O algodão é de suma importância, visto que trabalhamos a linha sleepwear voltada para o conforto procurado pelo nosso público, para ficar em casa e dormir”, explica Patrícia Cristina dos Santos Cemim, gerente de desenvolvimento de produto.

Ainda de acordo com ela, é nítida a busca por produtos confeccionados com a fibra na hora de adquirir peças parahomewear. “Muitos clientes nos procuram porque somos especializados em algodão, além de trabalharmos com o fio 30/1 penteado, que dá um toque muito macio e confortável às peças”.

Como empresa certificada pela Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – órgão que verifica as boas práticas na produção de artigos de vestuário e calçados –, valoriza e reconhece mérito no trabalho da associação. “Vemos como de extrema importância a atuação da Abvtex porque regulamenta as relações entre fabricantes e varejistas, adotando padrões técnicos e de conduta. Entendemos ainda que contribui significativamente para a formalização e organização das atividades da cadeia têxtil.”

A Cor Com Amor também é parceira do movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que visa a fomentar o uso da fibra na moda. “Achamos um movimento muito bacana, pois valoriza os produtores brasileiros e os produtos feitos em algodão”, afirma Patrícia.

E como a responsabilidade da cadeia têxtil vai do começo ao fim do produto, a empresa dá fim responsável às sobras de sua produção. Segundo a gerente de desenvolvimento de produto, todos os resíduos têxteis são recolhidos pela empresa MR Gestão de Resíduos, encarregada por dar destino correto e sustentável à apara.



Crescimento 

Grande parte da produção da Cor com Amor está distribuída em pontos de vendas multimarcas e redes varejistas em todo o território brasileiro e alguns países da América Latina. Além disso, a marca possui três lojas próprias, sendo duas em cidades consideradas “vitrines”, na região Sul: Canela/RS e Balneário Camboriú/SC, e pretendem desembarcar em São Paulo com uma flagship – loja conceito que reúne o melhor da marca, com projeto arquitetônico elaborado – e uma base comercial, em 2018. Além disso, atua no comércio eletrônico.

“Estamos presentes nos principais canais de distribuição de varejo do segmento pijamas e lingeries em 17 estados brasileiros, com atuação mais forte nas regiões Sul e Sudeste, além de países como Uruguai e Paraguai. Em 2018, vamos ampliar e fortalecer nossa presença nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, assim como no mercado externo”, afirma Patrícia.

Os carros-chefes das linhas sleepwear e homewear são, principalmente, os produtos feitos 100% em algodão, devido ao conforto e à acessibilidade de preço, como short dolls e camisolas. “Também vendemos muito bem os pijamas de inverno mais quentinhos, como as peças de moletinho peluciado.”, finaliza.

Fica a dica: se você procura conforto, na hora do relaxamento, procure peças feitas em algodão, e curta seu descanso!