14 fev X

Jeans com produção sustentável

Em todo o mundo, há uma preocupação crescente com a situação dos recursos naturais e isto tem sido uma influência constante nas tendências de moda. O apelo ecológico dos produtos normalmente se baseia na reciclagem de insumos ou na redução de consumo. Mas a indústria do jeans conseguiu encontrar um foco diferente de trabalho: o processo de produção.
Este posicionamento é tão legal que faz com que os consumidores possam consumir produtos novos, sem pesar na consciência. Mas como isso funciona? Simples: o processo de produção do jeans consome muita água, principalmente na etapa final de produção, a lavagem do jeans. Isto porque o jeans tem um tecido que sempre desbota e, antes de chegar às lojas, toda peça tem que passar por uma série de lavagens que finaliza o produto, dá a cara que todos conhecem e o deixa pronto para ser vendido.

Sendo assim, as lavanderias industriais passaram a investir numa tecnologia que pudesse fazer todo o tratamento do jeans usando o mínimo de água possível. E, há alguns anos, eles conseguiram simplesmente reduzir o consumo do líquido no processo produtivo em mais de 90%. Para isso, as máquinas usam ozônio e o resultado é ainda melhor, já que deixam as peças mais limpas.

Esta é ainda uma tecnologia cara e que tem sido adotada aos poucos pelo mercado. No entanto, nos próximos anos o preço tende a diminuir e é bem provável que vejamos cada vez mais calças produzidas com o novo processo.

A Levi’s foi a pioneira neste tipo de produto e mantém uma linha em suas coleções chamada WATERLESS (menos água, em inglês). Algumas outras marcas seguiram o exemplo e identificam essas peças no ponto de venda com etiquetas que destacam o uso de pouca água na produção.

É por isso que, como sempre falamos, vale a pena prestar atenção nas etiquetas dos produtos para encontrar aqueles que são mais legais para levar para casa. Fique de olho, sempre!

sustentabilidade