As peças-chave para o verão 2019

De uniforme dos mineradores durante a corrida do ouro americana a símbolo da juventude transviada, o jeans se transformou no item mais essencial do guarda-roupa, seja ele masculino ou feminino.

A boa nova? No verão 2019, são tantas as propostas em denim, que vai ser impossível não se render a pelo menos uma delas.

Entre as principais peças-chave, destaque para dois clássicos: a jaqueta trucker e a calça flare. Entre as novidades, saias assimétricas, no embalo 80’s, acabamentos destroyed e o look total denim, com vestes longas e macacões.

 

Duelo de jaquetas 

De um lado, a tradicional jaqueta jeans, bruta, minimalista, aquela peça curinga, que muita gente já tem no armário – mas que ganha, claro, toque atual graças ao corte de alfaiataria, a exemplo dos modelos apresentados nas passarelas da Max Mara e da Tibi.

De outro, releituras da trucker, que aparece em versões destroyed e oversized ou desconstruídas – com lados assimétricos e ricos detalhes, que elevam a peça à categoria couture, podendo ir até a festas, na companhia de saias.

Falando nelas, as saias assimétricas, que não apareciam há algum tempo, ganham alta voltagem fashion e têm tudo para roubar o posto da mídi, se firmando como preferência entre as mulheres estilosas. Algumas chegam a lembrar a silhueta de uma sereia, com cascatas de algodão, como a idealizada por Alexander McQueen. Outra boa ideia? As versões com botões, que podem ser abertos ou fechados, criando diferentes possibilidades de styling.

 

À la Madonna

Mais uma proposta nova para o denim 2019? Os tops tipo sutiã – lembra da Madonna nos anos 80? É por aí mesmo. Espécie de evolução do top cropped, presente nos últimos verões, o denim bralet mistura referências boudoir com um tecido 100% urbano, criando um contraste interessante. Na hora de montar o look, o visual jeans total é uma boa pedida – mas ele também pode ser usado por baixo de blazers de linho, ganhando, desta forma, toques de refinamento e frequentando até escritórios com dresscode menos rígido.

Na categoria de calças, mais um embate: a crop flare e a com camadas vão disputar o primeiro lugar na preferência. Mais uma vez, o que vai determinar quem leva a melhor é seu próprio estilo pessoal. Mulheres modernas, mas que não abrem mão de um visual mais elegante, encontrarão na cropped o par perfeito – ela é ideal para ser usada com blazers ou camisas de algodão alongadas.

Agora, se sua ideia é sair na frente, o jeans em camadas é a grande novidade da estação, despontando, não à toa, em marcas cult como Balenciaga, Sacai e Y/Project.

 

Some new, some blue

E, depois do boom de casacos clássicos do inverno (pense nos trenchcoats de gabardine de algodão), eis que o verão vai ser a estação das vestes jeans, começando pelos casacos e maxi coletes, que vão até os pés e ganham ricos detalhes de rendas, babados ou cores vivas, e chegando até os coletes mais curtos, com muitos efeitos de lavanderia, ótimos companheiros de vestidos e shorts.

Mais uma it-peça do universo denim 2019? O macacão. Há desde as versões inspiradas nos trabalhadores, com shape amplo e visual desgastado, lembrando o uso constante sob o sol, como os com alma de corset e correntes douradas, candidatos a roubar a cena nas noites de verão – eles são sexies, mas ainda assim despojados, um mix ideal para a estação.

 

Um mundo de detalhes 

Por fim, além das peças-chave, vale a pena prestar atenção nos detalhes – afinal de contas, o denim está mais rico do que nunca na próxima temporada. Personalizações se transformam em statements, vide os grandes laços decorativos e os ilhoses superdimensionados, acrescidos de cordas. Volumes exagerados também têm vez, resultando em mangas balão e ombros marcados, bem 80’s.