fatores que
influenciam
o conforto numa
peça de algodão

Associado a uma peça de roupa, o conforto é a resposta física e emocional a ela, é como nos sentimos quando usamos uma camiseta, o toque do tecido na pele, e as sensações que temos em relação a ela.

1. Espessura da fibra do qual o tecido é composto
Pode ser que não tenhamos alergia ao tecido, mas fibras mais espessas, em contato com a pele, podem causar coceira.
O algodão tem apenas entre 12 a 20 microns de diâmetro, o que é ótimo! Só para se ter uma ideia, um fino fio de cabelo tem de 100 a 150 microns.

2. O tecido permite que a pele respire, mantendo-a fresca e seca
O algodão é hidrofílico, o que significa que ele absorve rapidamente a nossa transpiração.
- A fibra não abafa e permite que a sua pele respire.
- A nossa pele fica refrescante e não excessivamente úmida.
- A troca de calor e de umidade com o ambiente faz com que o tecido que absorveu a umidade rapidamente, também fique seco na mesma velocidade.
Info extra: Alguns tecidos não têm essa capacidade, as fibras são hidrofóbicas, não absorvem a umidade, e daí vem o desconforto. Por não absorver a umidade, quando em excesso, por exemplo, de sudorese, sentimos escorrer por dentro da roupa, ou, simplesmente, colar na pele.

3. Anti-odor
Tecido feito com a fibra, além de suave e leve, tem capacidade natural para eliminar microrganismos. Isso significa que, ao lavarmos uma peça de algodão, podemos ter a certeza de que as bactérias foram eliminadas, e os odores irão embora.
Info extra: As bactérias que poderiam causar o mau odor não encontram o ambiente ideal para se multiplicarem, e você se sentirá seguro, com a certeza de que os mau odores não estarão em você!
Fica a dica: uma roupa confortável é aquela que te faz sentir bem, que tenha a forma, as cores, a estampa e, principalmente, o tecido que promove o bem-estar. E, claro, o algodão é o tecido ideal para todas as ocasiões!

de olho
na etiqueta

Antes de ceder ao impulso de cortar a etiqueta de suas roupas, leia e interprete informações importantes, que são suas aliadas para entender e manter suas peças bem cuidadas e longe do risco de manchas ou deterioração precoce.

1. Valorize a origem

No Brasil, é obrigatório por lei que todas as peças venham com uma etiqueta informando o país de origem de fabricação. Produtos feitos no País geram empregos e renda locais, pense nisto na sua próxima compra!

2. Símbolo de passar a ferro
3. Símbolo de secagem
4. Símbolo de alvejante
5. Símbolo de lavagem

A etiqueta é o manual de instrução e uso da sua peça. Não importa o preço da sua roupa, cuidar bem é uma prova de amor, não só a você ou às suas finanças, mas também ao meio ambiente. Uma peça bem cuidada dura mais, e a melhor forma de fazê-lo é seguindo as instruções da etiqueta.

Saiba mais...

dicas para
peças de algodão

Os tecidos de algodão são versáteis, resistentes e de fácil manutenção. Os cuidados que devemos ter com as peças de algodão variam de acordo com a construção do tecido e com sua gramatura, que é o peso do tecido.
A seguir daremos alguns exemplos dos principais cuidados para diferentes os produtos de algodão.

1. Toalhas
Os tecidos de algodão atoalhados, são obtidos por fios em forma de laços - que emergem da estrutura básica, dando um efeito felpudo em uma ou ambas as faces. São tecidos absorventes e muito macios. Podem ser lavados em alta temperatura e serem secas em máquina de secar, o ar quente deixa a toalha ainda mais macia.

2. Calça Jeans
A calça jeans de algodão é uma peça indispensável em qualquer guarda roupa. A estrutura do tecido jeans é formada por um entrelaçamento diagonal muito firme, que o deixa muito resistente e durável.
• Lave do avesso sempre com os botões e o zíper fechados.
• Evite o alvejante com cloro, ele pode danificar a cor.
• Procure sempre estender no varal e na sombra.
• Se precisar usar a secadora, deixe na temperatura mínima possível.

Não se esqueça de sempre seguir as instruções de limpeza e conservação informadas na etiqueta.

3. Camisetas de Algodão
A formação dos tecidos de malha agrega elasticidade e permeabilidade ao tecido fazendo com que as camisetas de algodão sejam as campeãs em conforto e praticidade. Geralmente, este tipo de peça resiste muito bem à máquina de lavar e secar.

4. Camisetas de Algodão com aviamentos especiais
Camisetas com estampas, bordados e aplicações de pedrarias precisam de atenção especial na hora da lavagem. Os aviamentos podem se soltar com a agitação da máquina e a estampa ficar desgastada, nesse caso o ideal é lavar a peça a mão e pelo avesso, assim elas irão durar muito mais.

Informações: Etiqueta Certa.