10 abr X

Athleisure: Como o conforto virou cool

Os tempos mudaram e a forma como as pessoas se vestem também. Quebrando tabús e barreiras do que é se vestir bem hoje, temos visto uma grande mudança no varejo de moda. O crescente mercado athleisure (que supõe um valor superior a US $ 97 bilhões), o fim das fronteiras entre trabalho e lazer, das estações do ano e a erosão dos estereótipos de gênero. Tudo isso contribuí para que as roupas confortáveis se tornassem um dos mais importantes significados do cool moderno.

adam_katz_sinding_australia-fw-day-3-10_hr

Foto: Adam Katz Sinding

Normcore: Moda Unisex Despretenciosa

Mesmo que a tendência normcore (unisex, despretensiosa e “normal”) pareça algo do passado, graças ao fato de que ela surgiu na consciência mainstream há mais de dois anos (2014) e teve mídia social maciça, a mesma não deve ser descartada como uma moda passageira. Ou pelo menos, deve ser considerada como parte de um futuro de moda muito maior.

O normcore, em muitos aspectos, é indicativo das razões pelas quais as tendências decolam em um nível de massa e, por sua vez, levam a movimentos de moda que mudam a maneira como nos vestimos. Desde que o normcore recuou do centro das atenções, vimos a ascensão da tendência athleisure. Essa também tem tido sua mídia-hype e muitos mercados e categorias podem ser esquecidos por serem muito explorados, mas se olharmos para além do nome da tendência e da aceitabilidade de calças de yoga usadas no dia a dia, o athleisure e o normcore mostram uma mudança intrínseca do que os consumidores querem de suas roupas: conforto, flexibilidade e moda que funciona com seu estilo de vida.

A quarta onda do feminismo

O salto alto tem sido um símbolo muito debatido da objetificação sexual das mulheres. É impossível considerar o novo estilo de conforto sem reconhecer o papel do que foi apelidado de “a quarta onda do feminismo” e a campanha contínua pela igualdade de gênero e justiça social.

Como vestir-se de forma confortável assume novos níveis do que é cool, outros sinais de mudança aparecem, indicando como a moda e, mais importante, as atitudes dos consumidores para a forma como se vestem irão evoluir no futuro. Da mudança de atitudes em relação ao gênero, ao maximalismo do “efeito Gucci”, à ascensão do streetwear como um estilo de alta moda, o que está no cerne desses movimentos é chave. Isso permite uma compreensão da longevidade de uma tendência e sua importância para as marcas e para o mercado.

cphkzn0waaat6s6

Foto: @oh_anthonio

normcore_girl

Foto: nymag.com