Sustentabilidade

Algodão no dia a dia
A versatilidade da fibra

O algodão é um dos protagonistas da moda brasileira, uma boa porcentagem do nosso vestuário é composto por essa fibra. Mas ela tem diversos usos no nosso dia a dia. Os atributos dessa fibra se conectam muito com o que buscamos hoje como por exemplo a naturalidade e conforto. Você conhece os diferentes usos do algodão?

Metade de todo algodão produzido no país tem como destino a indústria têxtil. A moda brasileira expressa toda a nossa riqueza cultural e vem cada vez mais ganhando terreno lá fora. Setores que usam o algodão como matéria-prima essencial têm crescido muito nos últimos anos, como por exemplo o setor de cama mesa e banho, lingerie e confecção infantil. A moda íntima brasileira tem fortes pólos de confecção e vem se consolidando como artigo de desejo fora do país. O segmento infantil também tem destaque, devido a qualidade e criatividade das peças estamos ganhando cada vez mais atenção de compradores.

Além de ser bastante usado no vestuário, o algodão é parte da composição de itens comuns da nossa rotina sem que a gente perceba. É o caso da tapeçaria, da confecção de velas de navegação, da matéria-prima para linhas de costura e fios utilizados em crochê e tricô que tem diversos usos como por exemplo artesanatos.

Itens que orbitam o algodão bruto e que poderiam ser descartados também são utilizados. Sementes do algodão são usadas para fazer óleo de cozinha, cosméticos e sabão. As sementes e as sobras dos algodoeiros também fazem parte da alimentação do gado.

Portanto o uso do algodão é uma atitude que gera impactos positivos em vários setores e se posiciona como escolha consciente e natural.

O algodão brasileiro é versátil. É cultura regional na sua rotina.

Sou de Algodão é original do Brasil.